GabaritoLista1QUI11220142Profa

1977 palavras 8 páginas
Gabarito Lista 1 – QUI -112 – Processos Químicos: Completos e Equilíbrios
Dúvidas, inconsistências, erros, etc. contate o professor responsável por sua turma ou o diretamente o coordenador da disciplina astrea@ufv.br ( Coordenadora da disciplina; turmas T1, T4, T6 e T7) renata.plopes@ufv.br ( turma T3) andref.oliveira@ufv.br (turma T5)

Esta lista tem como objetivos :
A) Ajudar o aluno a compreender a diferença entre reações em que ocorre processo completo (nas quais o reagente é totalmente consumido) e reações em equilíbrio químico (onde coexistem reagentes e produtos), de maneira que ele possa escrever algumas reações químicas solicitadas.
Para poder escrever as reações o aluno deverá se basear em informações como:
 Informação no texto de que o sistema está em equilíbrio (⇌). Para sistemas em equilíbrio, por exemplo, quando há saturação de uma espécie química ou ou a reação não foi ‘completa’.
 Usualmente quando um composto sólido se dissolve totalmente, por exemplo, não é feita nenhuma menção ao fato, e portanto, o processo é completo (→ ). Em todo caso, o aluno deve prever os processos possíveis usando, por exemplo, o resumo das regras de solubilidade em função dos cátions e ânions.
B) Ajudar o aluno a entender o procedimento de fazer balanço de carga e de matéria nas reações solicitadas C) Por último o aluno deverá treinar como escrever equações da constante de equilíbrio (Lei da Ação das
Massas) para algumas reações químicas e processos químicos propostos.
1)

Escreva as equações químicas descritas em cada processo ou em cada solução (Não esqueça de verificar o balanceamento de matéria e de carga)
a.

Dissolução completa do nitrato de sódio :
NaNO3(s)  Na+(aq) + NO3-(aq)

b.

Dissolução parcial (equilíbrio) do sulfato de cálcio ;
CaSO4(s) ⇌ Ca2+(aq) + SO42-(aq)

c.

Dissociação (ionização) completa do gás clorídrico (HCl) em água
HCl(g)→ H+(aq) + Cl-(aq)

d.

Solução de nitrato de ferro(III) (se é citada apenas a "solução", sem especificar se está saturada

Relacionados