GABARITO

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2015
Leia e Interprete

11. No fragmento abaixo, o historiador Eric Hobsbawn comenta as particularidades da Guerra Fria. Leia o trecho com atenção e faça os exercícios pedidos.

A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. (...) A peculiaridade da Guerra Fria era a deque, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência - a zona ocupada peloExército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra - e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética."
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224)

A)Interprete a expressão “retórica apocalítica de ambos os lados”, utilizada pelo autor.

Ambas as superpotências eram detentoras de um grande arsenal nuclear, o qual, no caso de um conflito direto entre elas, poderia levar ao fim do mundo. Durante o período da GF, pairava a ameaça do chamado “holocausto nuclear”. Ambos países usavam discursos sobre armamentos poderosos.


B) O texto menciona quea URSS controlava uma parte do globo. Identifique a qual região o autor se refere e explique por que os soviéticos a controlavam.

O autor refere-se ao Leste Europeu, onde a URSS organizou a “Cortina de Ferro”. O domínio soviético nessa área deu-se devido à presença do exército vermelho após as vitórias contra a Alemanha Nazista nesses países.


C)Segundo Hobsbawn, os norte-americanosassumiram o que restava da hegemonia das antigas potências coloniais. Explique por que os norte-americanos tomaram para si esse posto.

O predomínio norte-americano era fruto da vitória dos aliados na 2º GM – sem que o território dos EUA sofresse com conflitos – e dos estragos causados na Europa, onde ficavam as antigas potências como Inglaterra e França, com as batalhas nesse continente. Doponto de vista ideológico, os EUA tomaram para si esse posto argumentando que pretendiam preservar tais regiões das investidas dos países comunistas. Na prática inúmeros interesses estavam em jogo, principalmente o econômico, razão pela qual suas ações podem ser consideradas imperialistas.


d) Identifique o principal argumento do autor nesse fragmento.
d) O principal argumento encontra-se naideia de que, durante a GF, não houve perigo claro de guerra entre EUA e URSS, pois ambas as potências aceitaram a “divisão do mundo” ocorrida após a 2ª GM.



16. Leia a seguir o depoimento acerca das transformações ocorridas na Europa no final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990 e responda às questões.
Estávamos ébrios de felicidade. Alguns deles ainda sentem a ressaca. Depois de 28 anospuderam passar a fronteira – assim, sem mais, foram abraçados por pessoas que nunca tinham visto antes, dançaram e cantaram e festejaram o reencontro, o mundo suspendeu a respiração. Agora estão de novo em casa, procuram tirar as conclusões sobre o que se passou, o que significou, como ia continuar. Fora tudo tão irreal, conta uma berlinense de quarenta anos que logo na quinta-feira tinha corridopara o ocidente. Sempre de novo abordava as pessoas, só para se certificar de que não era um sonho.

a) Identifique a que episódio se refere a narrativa.
- À queda do Muro de Berlim

b) Explique qual imagem a narrativa constrói do evento. Transcreva trechos que ilustrem essa imagem.
- De acordo com a narrativa, o evento foi uma grande festa, marcada por celebração, alegria e festa. “Fora tudo tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gabarito
  • Gabarito
  • Gabarito
  • Gabarito
  • Gabaritos
  • gabarito
  • Gabarito
  • Gabarito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!