Gabarito Roteiro De CHG

4281 palavras 18 páginas
Roteiro de CHG – respostas às questões para estudo
COLORAÇÃO HISTOLÓGICA
1. Os hepatócitos possuem mitocôndrias distribuídas homogeneamente, graças a alta atividade metabólica presente em toda a célula. Além disso, possui grânulos de glicogênio distribuídos em rosetas, associados ao REL, que realiza degradação desse carboidrato em glicose-6-fosfato.
2. Nos hepatócitos, as mitocôndrias estão homogeneamente distribuídas, já que toda a célula apresenta alta atividade metabólica. Nos túbulos proximais dos rins e nas células ciliadas da traquéia concentram-se na parte da célula que exige maior produção de energia: no caso da primeira, estão situadas na base celular, onde ocorre transporte ativo de íons, enquanto na segunda, estão próximas aos cílios, fornecendo energia para seu batimento.
5. São estruturas presentes na membrana interna, que contêm complexo ATP-sintetase, responsável pela produção de ATP a partir do fluxo de H+ entre as membranas mitocondriais.
6. São arredondadas, possuem cristas finas e tubulares. Caracterizam-se pela baixa eficiência na síntese de ATP, mas alta produção de calor. Nessas mitocôndrias, existem termogeninas, proteínas que evitam que os prótons no espaço intermembranoso passem pelos corpúsculos elementares, direcionando, assim, a energia para a síntese de calor, em vez de produção de ATP.

TÉCNICAS HISTOQUÍMICAS
1. A amilase salivar é responsável pela hidrólise e remoção do glicogênio. Assim, ao reagir a lâmina com PAS, não haverá coloração desta, graças a ausência de glicogênio para reagir com PAS. O resultado será PAS negativo.
2. O REL participa da hidrólise do glicogênio.
3. O RNA não é resistente à hidrólise com HCl provocada pelo Feulgen, sendo destruído. Já o DNA, graças a presença de histonas, é mais resistente a esse método.

MEMBRANA PLASMÁTICA E ENDOCITOSE
1. Estrutura trilaminar, visível ao ME, comum a todas as membranas. A parte elétron-lúcida corresponde à bicamada lipídica, enquanto as elétron-densas referem-se às cabeças

Relacionados

  • Teste
    180757 palavras | 724 páginas
  • teste
    216408 palavras | 866 páginas
  • Rafa
    187206 palavras | 749 páginas