Gabarito Exerc Cios 130315

283 palavras 2 páginas
Resolução exercícios
Rafaela
1. A (-)-Serricornina é um feromônio sexual do besouro Lasioderma serricorne e pode ser obtido sinteticamente a partir do composto A mostrado abaixo. Mostre o mecanismo das reações indicadas para a formação de B e C, bem como a estrutura da (-)-serricornina (C).

Resolução

Resolução Airton

Resolução Nelson

O exercício acima envolve a formação de enolatos, a partir de compostos carbonílicos, bem como a sua reação com electrófilos. Na presença de LDA, uma base forte e pouco nucleofílica, ocorre a remoção de um próton α, em relação às carbonilas. Esta desprotonação ocorre num próton mais acídico, no caso ligado a um carbono mais eletrofílico por influência de ambas as carbonílas. Após a formação do enolato, uma vez que a base existe no dobro da concentração relativamente à cetona, ocorre uma

segunda desprotonação com a formação de um outro enolato. Este por ser mais nucleofílico reage primeiramente com o electrófilo seguindo-se da mesma reação, SN2, entre o outro enolato e o iodeto de etila, também presente em 2 equivalentes.

Comparativamente ao 1º exercício, esta reação ocorre também com a formação de um enolato, porém neste caso a presença de um éter coroa “sequestra” o cátion de potássio deixando o enolato “despido”, promovendo a O-alquilação.

(Nathan) Apresente um mecanismo reacional plausível para a reação representada a seguir: a)

b)

a) Resolução:

b) Resolução:

O entendimento dessa questão é facilitado ao se considerar passoa-passo quais as reações mais prováveis de ocorrem nesse sistema Para melhor distinção dos átomos incorporados à estrutura final será empregado um sistema de cores

(Pilli). Dê a estrutura do produto principal esperado para a reação abaixo e justifique sua resposta com base no mecanismo de reação:

Relacionados