gabarito da ap1educa oinfantil1 2011

594 palavras 3 páginas
GABARITO DA AP1 2011.2

Questão 1: (2,5 pontos)

Partindo da leitura do texto “Roda Mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração”, leia a situação abaixo observada em uma turma:

Um dos alunos sentados enfileirados observa o professor entrar na sala e pergunta-lhe:
-Hoje, trouxe um mapa para mostrar o lugar onde passei as minhas férias!
O professor disse:
- Ontem, vocês já falaram sobre isso porque tiveram que produzir um texto sobre as férias de um menino. Não há tempo a perder com essas informações. Passemos para outro assunto de Português porque vocês precisam memorizar alguns conteúdos. Vamos, sente-se logo!

A cena acima retrata um pouco o currículo centrado no modelo Fordista. Faça um comentário sobre este ensino de acordo com o estudo desta aula, relacionando-o à cena.

Resposta:
O aluno deve comentar as seguintes características do currículo baseado neste modelo, relacionando-o à cena descrita, como por exemplo: Ensino individualizado Ensino compartimentado
Transmissão de informações dos professores aos alunos Ênfase na memorização
Conteúdos distanciados da realidade dos alunos

Questão 2: (2,5 pontos)

Para melhor compreender o lugar social das crianças e seus contextos de vida, é importante refletir sobre os conceitos de crianças e infâncias, discutidos pelos pesquisadores Sarmento e Pinto (1997).
De acordo com os estudos desses pesquisadores, disserte sobre os conceitos “criança e infância”.

Resposta:
De acordo com a perspectiva da Sociologia da Infância, a criança sempre existiu, desde o primeiro ser humano. É um sujeito de direito, autônoma, criativa e que ressignifica o que recebe do mundo. Daí referirmos infâncias , no plural, pois esta varia segundo o local em que cada uma vive, a cultura na qual está inserida.
Vale ressaltar que o conceito de infância é marcado nos séculos XVII E XVIII.

Questão 3: (2,5 pontos)

No texto de Cristovam Buarque Os nomes da Criança (Aula 1),

Relacionados