Gabarito da ad2 de grandes temas de biologia

472 palavras 2 páginas
2a Avaliação a Distância – 2013/1
Disciplina: Grandes Temas em Biologia
Gabarito

Primeira questão
As teorias de Tomas Malthus nortearam Charles Darwin na teoria da evolução das espécies, que encontrou base para a ideia ,de que a competição por alimentos seria um fator seletivo entre as espécies.

Segunda questão
A frase é falsa. Porque a variabilidade genética surge tanto pelas mutações ao acaso como a permutação e também com outros fatores que atuam quando a variabilidade já está estabelecida, como: migração, deriva genética e seleção natural.

Terceira questão
Porque ao longo dos anos o ser humano foi fazendo cruzamento entre estes animais para conseguir determinadas características, como mansidão, tamanho, cor e texturas do pelo e assim por diante. Exceto pela sua aparência, não se difere um cão de outro. O seu DNA são semelhantes existe a possibilidade de reprodução entre eles.
A diferenciação raça e espécie não é simples pois existem vários conceitos para defini-los mas até hoje não se chegou a um consenso.

Quarta questão
A área de floresta densa se tornou mais seca.
Para criar acesso a esta represa foi preciso derrubar um grande número de árvores, o que criou um impacto ambiental negativo. Além disso, vários hectares desta mesma floresta foram alagados para o funcionamento desta represa causando assim decomposição destas árvores e liberando gases causadores do efeito estufa para a atmosfera.
A presença da floresta desempenhava um papel importante para o clima daquela localidade. O efeito estufa causado pela derrubada e pela inundação das árvores restantes agiu como fator de alteração no ciclo hidrológico.

Quinta questão

A tragédia ocorrida em Minamata, no Japão, em 1950 começou com o aparecimento de peixes mortos no mar, e daí por diante centenas de pessoas adoeceram com problemas no sistema nervoso. Acreditavam se tratar de uma epidemia infectocontagiosa e a doença não parou de fazer suas vítimas, chegando

Relacionados

  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas