Gabarito ciências sociais

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
Ponto de Partida
Resposta: Para Marx, a sociedade se divide sempre em duas classes principais: uma dominante, que oprime, e outra, que é oprimida. A dominante é a que detém os meios de produção. A dominada é a que vende sua força de trabalho. Para Marx e Engels, principais autores do marxismo, a economia é a base de todos os outros elementos da sociedade, como a política, a arte e a religião.Para Weber existem três dimensões da sociedade: econômica, social e política.
Não é apenas a situação econômica que divide os indivíduos, mas também seu prestígio profissional, seu nível de instrução, seu acesso à educação, seu poder político. Detém poder econômico quem tem dinheiro e bens. Possui melhor status social quem tem um sobrenome respeitável, uma profissão de prestígio e um elevado nívelde instrução. Detém poder quem tem acesso a um cargo político importante. As ordens econômica, social e política são independentes, porém apresentam relações. A boa situação econômica, por exemplo, facilita a entrada e a permanência do indivíduo em uma camada de prestígio e/ou o seu acesso a cargos com influência política. Questão 1
Resposta: Para Durkheim, a maioria dos suicídios é
motivada porcausas sociais e não por distúrbios psíquicos.
Depois de um aprofundado estudo, o sociólogo classificou o atentado à própria vida em quatro categorias, todas relacionadas com problemas sociais.
Questão 2
Resposta: A Revolução Industrial reestruturou a sociedade,
tornando-a mais complexa. Muitos empresários capitalistas começaram a empregar mulheres e crianças em suas fábricas para pagarmenores salários. O papel da mulher na sociedade modificou e o desemprego masculino aumentou, gerando uma massa de excluídos sociais. A alta tecnologia, por um lado, trouxe benefícios, mas, por outro, aumentou o abismo entre os grupos sociais que já eram marcados por desigualdades, como diferentes acessos à educação, moradia, alimentação e saúde. Grande parcela da população mundial não tem acesso àInternet e tal
aspecto os marginaliza ainda mais, o que gera uma massa maior de excluídos sociais, como a gerada pela Revolução Industrial.
Questão 3
Resposta: Como afirma a música de Gonzaguinha: “todos nós queremos entre outras coisas, liberdade e felicidade”. Para alguém usufruir de um mínimo de liberdade e de felicidade é preciso estar inserido em um contexto social favorável. Sem trabalho,sem renda, sem exercer a cidadania, sem boas condições de moradia, saúde e alimentação ninguém é feliz. Para que todos possam usufruir de condições mínimas de moradia, saúde e alimentação e receber pelo seu trabalho o suficiente para suprir todas as necessidades básicas é preciso que o Estado realize o planejamento governamental que deve levar em conta o desenvolvimento econômico e a preservação domeio ambiente.
Cada indivíduo não pode interferir diretamente em tal planejamento, mas pode expressar sua opinião por meio de canais institucionalizados, como o voto, os plebiscitos, a participação em organizações não governamentais (ONGs). Questão 4
Resposta: O pesquisador social, diferentemente dos que se dedicam aos fenômenos naturais, é afetado por seu objeto de estudo. A objetividade énecessária em qualquer investigação científica. No entanto, em ciências sociais, a neutralidade não é possível. O pesquisador precisa se posicionar criticamente em relação ao seu objeto e não ficar em cima do muro. O pesquisador social deve se comprometer com a sociedade a qual faz parte.

Questão 5
Resposta: E) A década de 1980 foi marcada pelo colonialismo, em que os países da Europa, Japão eEstados Unidos limitavam as práticas econômicas, culturais e políticas dos demais países.
Questão 6
B) O texto justifica o fragmento da música de Cazuza. Ao falar de sócio, o compositor questionou a interferência política, econômica e cultural sofrida pelo Brasil pelas grandes potências econômicas. O colonialismo realmente surgiu no século XV e infelizmente o termo e as práticas neocolonialistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gabarito de controle social para conselheiros
  • Ciencias naturais e ciencias sociais
  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!