Gabarito AP1 Educa O Infantil2 2010

1175 palavras 5 páginas
Educação Infantil 2
GABARITO AP1
Questão 1 (2 pontos)
No texto “Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica”, Sonia Kramer apresenta um conjunto de idéias a respeito dos princípios, dos conteúdos e do processo de elaboração deste importante documento.
- Na visão de Sonia Kramer, o que é uma proposta pedagógica e o que ela deve conter? (1 ponto)
- Por que uma proposta pedagógica “precisa ser construída com a participação efetiva de todos os sujeitos
– crianças e adultos, alunos, professores e profissionais não-docentes, famílias e população em geral (...)” ?
(1 ponto)
- É um planejamento educativo, que indica as intencionalidades institucionais, a partir de dados, juízos de valor de uma determinada realidade. “É um caminho que se faz ao caminhar”. Traduz valores, manifesta-se como currículo.
- É importante assegurar a participação de todos os envolvidos na produção do cotidiano da escola porque os diferentes sujeitos expressam diferentes concepções de vida, de sociedade e de educação, assegurando que a escola seja espaço de expressão da diversidade cultural e local.
- A elaboração de uma proposta pedagógica não pode ser atribuição de uma pessoa ou de um pequeno grupo porque só o coletivo pode assegurar a expressão democrática da diversidade de concepções de sociedade, de educação, de educadores e de criança que permeiam a vida social.
- É este coletivo que fará um diagnóstico da realidade da escola, assim como do contexto em que ela está inserida, evidenciando suas dificuldades, mapeando suas características, delineado a sua própria identidade. Deve conter a fundamentação teórico-prática da escola, sua filosofia.
Questão 2 (2 pontos)
Num dos textos estudados por nós, está a seguinte afirmação de Vigostski:
“A primeira tarefa de uma investigação científica é revelar essa pré-história da linguagem escrita; mostrar o que leva as crianças a escrever; mostrar os pontos importantes pelos quais passa esse desenvolvimento pré-histórico e qual a

Relacionados