Gabarito 4ª aula atomistica ligaçoes quimicas

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Aula 4 - Ligações Químicas - Gabarito

Questão 01 - Modelo do Octeto: Os elementos químicos que pertencem ao grupo dos gases nobres formam átomos estáveis, isolados e pouco reativos à temperatura ambiente. Esse comportamento deve-se, principalmente, à configuração eletrônica desses elementos os quais apresentam a camada de valência do tipo ns2 np6, sendo o hélio a única exceção dos gasesnobres, pois apresenta configuração 1s2. Assim, verificou-se experimentalmente que os demais elementos representativos ligam-se entre si, a fim de atingir a configuração da camada de valência dos gases nobres, que apresenta oito elétrons. Desta forma, surge o denominado modelo do octeto, que fornece uma explicação plausível para a maioria das substâncias formadas pelos elementos representativos.Questão 02 - a) o diagrama de Linus Pauling encontra-se apresentado nas anotações de aula.
b) As distribuições eletrônicas para os átomos X e Y são as seguintes:
X (Z= 38): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2
Y (Z= 53): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p5
c)
X (Z= 38): 5º período – família II A
Y (Z= 53): 5º período – família VII A
d)Fórmula de Lewis
[pic]
d) Fórmula empírica ou molecular. : XY2
e) A ligação que ocorreu entre o átomo X e Y foi do tipo iônica, uma vez que o átomo X apresenta baixa energia de ionização (tendência a doar elétrons) e o átomo Y alta afinidade eletrônica (tendência a receber elétrons).


Questão 03 -
a) A ligação covalente normal ocorre quando dois átomos apresentam a mesma tendência deganhar elétrons. Sob essas condições não ocorre a transferência total de elétrons, mas o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos. Na ligação covalente normal cada elétron é proveniente de um dos átomos envolvidos na ligação.


b) Inicialmente, é necessário realizar a distribuição eletrônica dos átomos de carbono e oxigênio e, posteriormente, distribuir os elétrons dacamada de valência nos orbitais. O número de ligações covalentes que um determinado átomo realizará depende do número de elétrons desemparelhados encontrados na camada de valência do átomo. Sendo assim, para o carbono o número de elétrons desemparelhados após a hibridização será quatro, portanto o átomo realizará quatro ligações covalentes. Por outro lado, para o oxigênio o número de elétronsdesemparelhados será dois, portanto o átomo realizará duas ligações covalentes, conforme apresentado a seguir.
[pic]
Questão 04 - Para iniciar a resolução do exercício é necessário determinar o número de elétrons presentes na camada de valência de cada átomo. Para tanto, é imprescindível a realização da distribuição eletrônica.

O (Z=8): 1s2 2s2 2p4 S (Z=16): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 Al(Z=13): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1
a) O3
Fórmula de Lewis Fórmula Estrutural
[pic]
b) Composto formado por átomos de alumínio e oxigênio
Fórmula de Lewis Fórmula empírica ou .molecular.

[pic]
c) Composto formado por átomos de alumínio e enxofre
Fórmula de LewisFórmula empírica ou .molecular.

[pic]

d) SO2
Fórmula de Lewis Fórmula Estrutural

[pic]

SO3
Fórmula de Lewis Fórmula Estrutural

[pic]

Questão 05 a) Ligação covalente normal e coordenada
b) Ligaçãoiônica
c) Ligação iônica
d) Ligação covalente normal e coordenada
Questão 06 -
Para iniciar a resolução do exercício é necessário consultar a tabela periódica e coletar o número atômico dos respectivos elementos químicos. Para o átomo de potássio (K) o número atômico é 19 e, para o átomo de enxofre (S) o número atômico é 16. A seguir, é imprescindível determinar o número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula prática
  • Plano de Aula Ligações Químicas
  • Aula prática de ligações químicas
  • Química Atomística
  • Ligaçoes quimicas
  • Ligações Químicas
  • Ligações químicas
  • ligações quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!