Gabarito 20 20FUND REDES Relacao De Exercicios 2 20 202014 1

2350 palavras 10 páginas
INF-A13 – FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
RELAÇÃO DE EXERCÍCIOS No 2
1. Cite uma vantagem e uma desvantagem da transmissão paralela.
Resp: vantagem: rapidez (maior quantidade de bits na unidade de tempo) e desvantagem = possibilidade de deslizamento de um ou mais bits, acarretando a perda da informação pelo receptor.

2. O que se entende por “deslizamento” ou “skew” de sinais em transmissão paralela? Resp: trata-se da possibilidade de um sinal (ou mais de um) se atrasar em relaçao aos demais e , neste caso, o receptor perde a informação inteira pois precisa receber todos no mesmo pulso de relógio
3. Cite 3 características da transmissão assíncrona.
Resp: 1. Transmissão caractere a caractere; baixa eficiência; utiliza relógios diferentes (cada modem usa o seu).
4. Por que a transmissão síncrona é mais vantajosa que a assíncrona?
Resp: porque emprega o mesmo pulso de relógio do modem transmissor, na recepção (os pulso são transmitidos juntamente com os dados). Assim, a possibilidade de ocorrência de deslizamento é muitíssimo baixa, podendo ser enviados centenas de bits ininterruptamente sem perda. Evita, assim, o uso de pulsos START e STOP em cada caractere e a eficîência de transmissão se torna elevada. 5. Suponha um sistema de comunicações que opera com taxa de transmissão de bits de 5000 bps e operando na modalidade de transmissão assíncrona. Se o relógio do receptor tem um desvio em relação ao do transmissor de 1 % ,calcule quantos bits terão sido transmitidos até que o receptor perca a sincronização por deixar de receber 1 bit?
Resp: 5000 bps ou 1 bit = 0,2 ms = 200 microseg
1% de 5000 bps = 2 microseg
Para deslizar até a perda, o relógio deve “andar” metade de 1 bit, já que a marca de relógio é sempre no meio ou seja: 100 microseg
2 microseg em 100 dará 100 / 2 = 50 bits
6. Por que a transmissão síncrona na modalidade orientada a bit é mais flexível do que a modalidade orientada a caractere?
Resp: porque o receptor não se preocupa em identificar, no nível

Relacionados