G1 Relat rio fase1

2281 palavras 10 páginas
Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO: VEÍCULOS AUTOMOTORES

Transporte Pessoal – (1 a 2 pessoas)

PNV2100-20

19/03/13Resumo Executivo

Tema do Projeto: MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO: VEÍCULOS AUTOMOTORES
Subtema: Transporte Pessoal – (1 a 2 pessoas)

Problema: Promover a segurança no transporte individual

Objetivo: Aumentar a segurança e o a eficiência energética nos transportes individuais na região metropolitana de São Paulo.

Desenvolvimento: Através do levantamento de dados e sua posterior análise, foi determinado um problema no transporte individual da região metropolitana de São Paulo. A partir do problema, iniciou-se a pesquisa e o desenvolvimento de soluções baseadas nos dados coletados e nas restrições e requisitos impostos.

Solução: As soluções adotadas foram uma maior estabilidade do veículo, um monitoramento através de chips e uma maior proteção do condutor, seja ela uma carenagem ou um equipamento se segurança individual.

Índice

1. INTRODUÇÃO

2. LEVANTAMENTO DOS DADOS

3. ANÁLISE DOS DADOS

4. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Problema
Requisitos e restrições
Meta geral/objetivo

5. ALTERNATIVAS PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA

6. DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PESOS DE AVALIAÇÃO

7. ESCOLHA DA SOLUÇÃO

8. ESPECIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO

Bibliografia

1.Introdução

É natural pensar na cidade de São Paulo como um formigueiro humano, afinal é uma cidade com quase 11 milhões de pessoas. Além disso, o caos urbano é diário, tendo como um de seus principais aspectos o congestionamento de veículos. Muitas vezes algumas vias chegam a travar. Isso gera “stress”, diminui o rendimento dos serviços, horas são perdidas,e consequentemente muito capital é perdido nesse processo. Além disso, muitas vidas são perdidas diariamente no transito (mais de 200 mortes por dia). Sem contar a questão ambiental e da procura por uma maior eficiência no âmbito energético e de

Relacionados