Gêneros Textuais

Páginas: 14 (3494 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Gênero Textual: Notícia
Sequência Textual: Narrativa







QUESTÃO 1- Qual o gênero textual de cada um dos textos? Justifique sua resposta EXPLICANDO EM DETALHES:

1.1. o plano composicional (estrutura/forma; título, assinatura, paragrafação, linguagem não-verbal etc);
1.2. o conteúdo temático (assunto/tema; política, religião, artes etc);
1.3. o estilo (linguagem formal,informal); e
1.4. o propósito comunicativo (convencer, informar, divertir etc).

Em relação ao gênero textual, o texto “Venezuela/Tensão Permanente” é uma notícia, de autoria de Mino Carta, o mesmo foi retirado da Coluna A Semana, da Revista Carta Capital, da Editora Confiança, de São Paulo, Ano XX, nº 790, de 12 de Março de 2014.
O plano composicional do texto constitui-se de linguagem verbal e nãoverbal, possui título - “Venezuela/Tensão Permanente” e subtítulo – “No aniversário de um ano da morte de Hugo Chávez, o governo rompe as relações com o Panamá e não controla os conflitos internos”. O texto é composto por dois parágrafos e uma ilustração.
Do ponto de vista do conteúdo temático o texto refere-se à conjuntura política da Venezuela, a qual vivencia o aniversário da morte doex-presidente Hugo Chávez, uma crise política com o Panamá e uma onde de protestos contra a gestão do atual presidente Nicolás Maduro.
Quanto ao estilo o autor expressa sua opinião sobre os fatos narrados e utiliza linguagem formal na construção do texto, além de uma imagem que reproduz uma cena de um dos protestos contra o presidente Nicolás Maduro.
O propósito que prevalece no texto é informar sobrea conjuntura política atual da Venezuela.

QUESTÃO 2- Qual a sequencia textual (ou tipo de texto) predominante em cada texto? Justifique sua resposta CITANDO TRECHOS DOS TEXTOS.

A sequência textual predominante é a Narrativa. O texto apresenta as setes fases que compõe uma sequência textual narrativa, como podemos ver abaixo a partir de trechos do texto:

FASE 1 – Situação inicial(explicação inicial sobre o fato que será narrado com apresentação da situação-problema a ser tratada):
“No aniversário de um ano da morte de Hugo Chávez, o governo rompe as relações com o Panamá e não controla os conflitos internos”.

FASE 2 – Complicação (onde se percebe a questão central que desencadeou a sequência de acontecimentos narrados):
“Durante as comemorações do primeiro aniversário da mortede Hugo Chávez, na quarta-feira 5, o presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou o rompimento das relações com o Panamá”.

FASE 3 – Ações (explicitação dos acontecimentos que apresentados de maneira encadeada dão sentido ao fato narrado):

“O sucessor de Cháves diz ter tomado a decisão por suspeitar de um complô entre o presidente panamenho, Ricardo Martinelli, e os Estados Unidos com oobjetivo de organizar uma intervenção militar no país”.

FASE 4 – Resolução (apresenta informações sobre o desfecho da questão central abordada):

“A pedido do Panamá, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos reuniu-se para analisar a crise venezuelana”.

FASE 5 – Situação Final (relato sobre as consequências advindas do desencadeamento das ações narradas):

“O paísatravessa uma violenta onda de protestos desde fevereiro. Ao menos 18 manifestantes foram mortos e outros 260 ficaram feridos nos enfrentamentos entre grupos oposicionistas radicais, defensores da deposição de Maduro, e tropas da Guarda Nacional”.

FASE 6 – Avaliação (exposição de comentários sobre a história apresentada):

“O país atravessa uma violenta onda de protestos desde fevereiro”FASE 7 – Moral (relativa ao significado atribuído à história narrada):
Apesar de não se encontrar explícita, podemos perceber que em relação a esta fase, o autor demonstra os fatos de maneira que se apreenda o grau de violência existente nos conflitos internos na Venezuela, a ilustração presente no texto dá suporte a este significado também.
Gênero Textual: Poesia
Sequência Textual:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!