Gêneros textuais

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escreve: estratégias de produção textual capítulo 3: escrita e práticas comunicativas. São Paulo: Contexto, 2009.

Gêneros textuais: o que são? Para que serve?
Para Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias, todos nós falantes/ouvintes, escritores/leitores, construímos ao longo de nossa existência, uma competência metagenérica, que dizrespeito ao conhecimento de gêneros textuais, sua caracterização e função. É essa competência que nos propicia a escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas de que participamos.
Para elas o contato com os textos da vida cotidiana, como anúncios, avisos de toda a ordem, artigos de jornais, catálogos, receitas médicas, prospectos, guias turísticos, manuais, etc., exercitaa nossa capacidade metatextual, que vai nos orientar quando da construção e intelecção de texto.
Dessa forma, todas as nossas produções, quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros. Longe de serem naturais ou resultado da ação de um indivíduo, essas praticas comunicativas são modeladas/remodeladas em processosinteracionais dos quais participam os sujeitos de uma determinada cultura.
Elas citam a afirmação do autor BAKHTIN, que distingue os gêneros primários dos secundários. Enquanto os primeiros (diálogo, carta, situações de interação face a face) são constituídos em situações de comunicação ligadas a esferas sociais cotidianas de relação humana, os segundos são relacionados a outras esferas,públicas e mais complexas, de interação social. Estes se formam a partir dos gêneros primários, absorvendo-os e transmutando-os, e apresentam-se frequentemente de forma escrita.
Gêneros textuais em perspectiva atual
Ressaltam que recentemente incorporados à agenda de trabalho de muitos pesquisadores situados no campo da Línguistica Textual, os estudos sobre os gêneros textuais vêm contribuindosignificativamente para ampliar a compreensão do processamento cognitivo do texto (recepção e produção).
Por sua vez, Koch (2004a) defende a idéia segundo a qual os indivíduos desenvolvem uma competência metagenérica que lhes possibilita interagir de forma conveniente, na medida em que se envolvem nas diversas praticas sociais. É essa competência que orienta, por um lado, a leitura e a compreensão detextos, e, por outro lado, a produção escrita (e também oral).
Gêneros textuais: composição e escrita
Para as duas, os Gêneros possuem uma forma de composição, ou seja, um plano composicional.
Por exemplo, um cartão postal possui os seguintes elementos: destinatário, informação contida em um campo à parte, saudação inicial, saudação final e assinatura.
Os Gêneros distinguem-se pelo conteúdotemático, que diz respeito ao tipo de produção em destaque, e pelo estilo, que está vinculado ao tema e ao conteúdo da mensagem transmitida pelo texto que a veicula.
O estilo, para Bakhtin, está indissociavelmente vinculado a determinadas unidades temáticas e, o que é mais importante, a determinadas unidades composicionais: tipos de estruturação e conclusão de um todo, tipo de relação entrelocutor e os outros parceiros, da comunicação verbal (relação com o ouvinte, ou com o leitor, ou com o interlocutor, com o discurso do outro etc). Por exemplo, um contrato: em termos de conteúdo, é esperada a descrição de cláusulas referentes a deveres e direitos das partes envolvidas (e isso todo contrato tem). É o conteúdo temático associado à composição e ao estilo (formal) que farão do contratoum contrato e não uma declaração, um requerimento ou um relatório. Outro exemplo: um cartão de dia dos namorados, uma produção breve que deve conter uma declaração de amor, em estilo íntimo, informal, com identificação de quem remete e a quem se destina.
Sequências textuais
Os autores da metodologia que está sendo estudada (Schneuwly) defendem que todo texto é formado de seqüências, esquemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros Textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!