Gêneros textuais

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013
GÊNEROS TEXTUAIS

Este texto tem por objetivo descrever o que são gêneros textuais, seus conceitos e definições.
Gêneros textuais são fenômenos históricos relacionados à vida cultural e social, caracterizam-se mais pelas suas funções comunicativas do que lingüísticas e estruturais. São os textos encontrados no nosso dia a dia e apresentam características sócio-comunicativas. São consideradoseventos textuais maleáveis e dinâmicos.
O surgimento destes gêneros textuais, numa primeira fase, dá-se ao fato dos povos de cultura essencialmente oral, desenvolverem um conjunto limitado de gêneros. Após a invenção da escrita alfabética por volta do século VII a. C., multiplicaram-se os gêneros, surgindo os tipos de escrita. Posteriormente, a partir do século XV, os gêneros expandem-se com oinício da cultura impressa, para na fase intermediária da industrialização iniciada no século XVIII, dar início a uma grande ampliação. Hoje na, era da comunicação, presenciamos o surgimento de novos gêneros e novas formas de comunicação oral e escrita.
Isto revela que os gêneros textuais surgem e integram-se nas culturas em que se desenvolvem. São de difícil definição formal e como surgem podemdesaparecer.
É importante sabermos a diferença de tipos textuais e gêneros textuais.
Tipos textuais são utilizados para designar construções teóricas com aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas. Abrangem categorias conhecidas como: informação, narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
Gêneros textuais constituem as estruturas e as funções sociais, sãoutilizados para designar os textos que encontramos em nosso cotidiano, os quais privilegiam a natureza funcional e interativa da comunicação e não o aspecto formal e estrutural da língua, como por exemplo: telefonema, sermão, carta argumentativa, carta comercial, carta pessoal, entrevista, abaixo-assinado, anúncio de classificados, artigos de opinião, romance, bilhete, reportagem jornalística, aulaexpositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, biografia, campanha comunitária, cartas de reclamação, diário, anúncio publicitário, cartaz, debate, editorial, esquema, manifesto, relato pessoa, relatório, seminário, edital de concurso, piada,conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, redes sociais, aulas virtuais, e-mails, blogs, e assim por diante.
Todo novo gênero textual que surge, apesar de apresentar características próprias, tem sua base relacionada com um já existente. É o caso do e-mail, que tem como precedente as cartas pessoais, comerciais e os bilhetes. Seu aparecimento permite uma comunicação mais rápidaproporcionando o alcance dos objetivos com mais agilidade.
Embora os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, em muitos casos seguem aos padrões estabelecidos de comunicação e dependendo aonde são publicados recebem denominações diferentes. É o caso de um determinado texto que aparece numa revista científica, constitui um gênero denominado “artigo científico”. Enquanto quese este mesmo texto for publicado num jornal diário recebe a denominação de “artigo de divulgação científica”. Para comunidade científica, um trabalho publicado em uma revista científica ou num jornal diário, não tem o mesmo valor de produção científica, apesar de ser o mesmo texto. Diante disso podemos dizer que são classificados dependendo da forma que seguem ou função para as quais sãocriados.
Os gêneros textuais muitas vezes utilizam-se dos tipos textuais em sua composição, é o caso das cartas pessoais, escritas em formas de narrativas, argumentações ou descrições.
Vejamos agora característica de um gênero textual de cunho jornalístico: a notícia.
Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a quem se destina. A notícia é um gênero textual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros Textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!