Gêneros literarios

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Gêneros Literários



Introdução - Gêneros Literários

‘’[...] os gêneros não são espartilhos sufocantes nem moldes fixos, mas estruturas que a tradição milenar ensina serem básicos para a expressão do pensamento e de certas formas de ver a realidade circundante. Sua função é orientadora, guiadora e simplificadora. ‘’
MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo: Melhoramentos,1971. P. 38

Na Grécia clássica, os textos literários eras escritos em versos e, foram divididos de acordo com suas estruturas e temas que representavam as manifestações literárias da época.
O filosofo grego Aristóteles distinguiu três gêneros com base nas diferentes ‘’ maneiras de imitação’’:
• Épico: é a narrativacom temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva. Segundo Aristóteles, a palavra narrada.
• Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores. Segundo Aristóteles, a palavrarepresentada.
• Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu lírico”. Segundo Aristóteles, a palavra cantada.

Gênero Épico
A palavra “épos” vem do grego e significa “versos” e, portanto, o gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Na estrutura épicatemos: o narrador, o qual conta a história praticada por outros no passado; a história, a sucessão de acontecimentos; as personagens, em torno das quais giram os fatos; o tempo, o qual geralmente se apresenta no passado e o espaço, local onde se dá a ação das personagens.
Neste gênero, geralmente, há presença de figuras fantasiosas que ajudam ou atrapalham no curso dos acontecimentos. Quando as açõessão narradas por versos, temos o poema épico ou epopeia. Dentre as principais epopeias, temos: Ilíada e Odisseia.
As obras Ilíada e Odisseia são obras atribuídas ao poeta greco-romano Homero, o qual teria vivido por volta do século VIII a. C.. A primeira trata-se da história do último ano da Guerra de Troia entre gregos e troianos. Quando os troianos sequestram a princesa Helena, os gregosarticulam um plano de resgatá-la por intermédio de um grande cavalo de madeira, chamado de Troia, o qual é levado à cidade de mesmo nome como presente.
Durante a madrugada, os soldados gregos que estavam dentro da barriga daquele animal madeirado atacam a cidade. Esta obra está dividida em 24 cantos e é composta de versos hexâmetros dactílicos (verso composto de seis sílabas poéticas, com sílabasvariadas em uma sílaba longa e duas breves), formato tradicional do período épico grego. Este poema influenciou a era clássica na Grécia e também no Império Romano e permanece como uma das obras mais importantes de toda literatura mundial até os dias de hoje.
A segunda obra trata-se do retorno dos gregos, os quais estavam em Troia, de volta à Grécia, e é focada na história de Ulisses, personagemprincipal deste poema. Durante a viagem, Ulisses passa por diversas aventuras e enfrenta personagens mitológicos, como o Ciclope.
Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/genero-epico.htm

Obras e Autores

* Estrangeiros:
* “Ilíada” e a “Odisséia”, ambas de Homero
* “Os Lusíadas”, de Camões; “A Divina Comédia”, de Dante
* Virgílio: Eneida
* A Canção de Rolando (anónima)* Beowulf (anónima)
* Ludovico Ariosto: Orlando Furioso
* Hesíodo: Teogonia
* Torquato Tasso: Jerusalém Libertada
* John Milton: Paraíso Perdido
* A Epopeia de Gilgamesh (anônima)
* O poema de Digenis Akritis (anônimo)

* Nacionais:
* Manuel Bandeira: Testamento
* “Caramuru”, de Santa Rita Durão
* “Uraguai”, de Basílio da Gama
* “Vila Rica”, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gêneros literários
  • gêneros literarios
  • Genero literario
  • Generos literários
  • Gêneros Literários
  • Géneros Literários
  • generos literarios
  • Os gênero literario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!