Gêneros literários

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
GÊNERO ÉPICO OU EPOPÉIA

O texto épico relata fatos históricos realizados pelos seres humanos no passado. é relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas
As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meiode gestos), além de outras
Pode ser classificado em : romances, contos, novelas, poemas épicos, crônicas, fábulas e ensaios. Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção e etc.
Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo
GÊNERO NARRATIVO
Geralmente considerado comoderivado do épico ou seu equivalente na prosa.
Textos narrativos
• Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.
• Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
• Epopeia ouÉpico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.
• Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos denovelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
• Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de formaescrita com a publicação de Decamerão.
• Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
• Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa deum ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico

GÊNERO DRAMÁTICO

É composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro.
No entanto, a principalcaracterística do texto dramático é a presença do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos atores na peça e que, muitas vezes, é induzido pelas indicações cênicas, rubricas ou didascálias, texto também chamado de secundário, que informa os atores e o leitor sobre a dinâmica do texto principal. Por exemplo, antes da fala de um personagem é colocada a expressão: «com vozbaixa», indicando como o texto deve ser falado.
Apresenta qualquer tema, estrutura-se em dois tipos de textos: rubrica e o discurso direto. Há ausência de narrador e é formado por atos, quadros e cenas porem o genero dramatico se encontra numa classe dramatical muito grande e alta o que dificulta o entendimento desse assunto .
Tragedia : representação de um fato trágico que causa catarse a quemassiste, ou seja, provoca alivio emocional da audiência.
Comédia : representação de um fato cômico que causa riso.
Tragicomédia : mistura de elementos trágicos e cômicos.
Farsa : peça teatral de caráter puramente caricatural, de crítica à sociedade, porém, sem preocupação de questionamento de valores.
Auto : pequena peça, que origem na Idade Média.

Gênero lírico

Seu nome vem de lira,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gêneros literários
  • gêneros literarios
  • Genero literario
  • Generos literários
  • Gêneros Literários
  • Géneros Literários
  • generos literarios
  • Os gênero literario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!