Gêneros do discurso

Páginas: 23 (5548 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
CAPÍTULO 4

OS GÊNEROS DO DISCURSO

A competência sociocomunicativa dos falantes/ouvintes leva-os à detecção do que é adequado ou inadequado em cada uma das práticas sociais. Essa competência leva ainda à diferenciação de determinados gê¬neros de textos, como saber se se está perante uma anedota, um poema, um enigma, uma explicação, uma conversa telefônica etc. Há o conheci¬mento, pelo menosintuitivo, de estratégias de construção e interpretação de um texto. A competência textual de um falante permite-lhe, ainda, ave¬riguar se em um texto predominam seqüências de caráter narrativo, des¬critivo, expositivo e/ou argumentativo. Não se torna difícil, na maior parte dos casos, distinguir um horóscopo de uma anedota ou carta familiar, bem como, por outro lado, um texto real de um textofabricado, um texto de opinião de um texto predominantemente informativo e assim por diante.
O contacto com os textos da vida quotidiana, como anúncios, avisos de toda a ordem, artigos de jornais, catálogos, receitas médicas, prospec¬tos, guias turísticos, literatura de apoio à manipulação de máquinas etc., exercita a nossa capacidade metatextual para a construção e intelecção de textos.

Bakhtin[1953] (1992: 179) escreve:

Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana (...). O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdotemático e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua
- recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais - mas também, e sobre¬tudo, por sua construção composicional.

Assim sendo, todos os nossos enunciados se baseiam em formas-padrão e relativamente estáveis de estruturação de um todo.
Tais formas constituem os gêneros, “tipos relativamente estáveis de enunciados”,marcados sócio-historicamente, visto que estão diretamente relacionados às diferentes situações sociais. É cada uma dessas situações que determina, pois, um gênero, com características temáticas, composi¬cionais e estilísticas próprias. Sendo as esferas de utilização da língua extremamente heterogêneas, também os gêneros apresentam grande heterogeneidade, incluindo desde o diálogo cotidiano à tesecientífica. Por esta razão, Bakhtin distingue os gêneros primários dos secundários. En¬quanto os primeiros (diálogo, carta, situações de interação face a face) são constituídos em situações de comunicação ligadas a esferas sociais coti¬dianas de relação humana, os segundos são relacionados a outras esferas, públicas e mais complexas, de interação social, muitas vezes mediadas pela escrita eapresentando uma forma composicional monologizada, ab¬sorvendo, pois, e transmutando os gêneros primários.
É importante assinalar, contudo, que a concepção de gênero de Bakhtin não é estática, como poderia parecer à primeira vista. Pelo contrá¬rio, como qualquer outro produto social, os gêneros estão sujeitos a mu¬danças, decorrentes não só das transformações sociais, como oriundas de novosprocedimentos de organização e acabamento da arquitetura verbal, como também de modificações do lugar atribuído ao ouvinte.
Desta forma, em termos bakhtinianos, um gênero pode ser assim caracterizado:

• são tipos relativamente estáveis de enunciados presentes em cada esfera de troca: os gêneros possuem uma forma de composição, um plano composicional;
• além do plano composicional, distinguem-se peloconteúdo temático e pelo estilo;
• trata-se de entidades escolhidas tendo em vista as esferas de ne¬cessidade temática, o conjunto dos participantes e a vontade enunciativa ou intenção do locutor.

Schneuwly (1994) aponta que, nessa concepção, encontram-se os elementos centrais caracterizadores de uma atividade humana: o sujeito, a ação, o instrumento. Segundo ele, o gênero pode ser considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • generos de discursos
  • Gêneros do discurso
  • Gênero do discurso
  • Gêneros do Discurso
  • Gêneros do discurso
  • Genero de discurso
  • Gêneros de Discurso
  • Generos do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!