Gênero

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
GÊNERO
AUMENTO DA VIOLÊNCIA FEMININA
AS MULHERES ESTÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS VIOLENTAS

Segundo o dicionário Aurélio, uma mulher (do latim mulier) é um ser humano do sexo feminino.
A Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis 2: 20-22 diz que:
E Adão deu nome a todo gado, e as aves doa ar, e para cada os animais do campo, mas para o homem não foi encontrada uma adjutora própria para ele. E oSenhor Deus causou um profundo sono a cair sobre Adão, e esse adormeceu: e tomou uma das suas costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a ao homem.
Na época das cavernas quem tinha inteligência espacial levava vantagem. Caso contrário saia para caçar e não voltava trazendo comida. O homem acertava melhor o alvo, e os quenão acertavam na primeira tentativa eram devorados. Também sobreviviam as mulheres que eram capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Elas ficavam na caverna tomando conta da prole, cuidando para que os animais não entrassem pela porta, acendendo o fogo e vendo se estava escurecendo lá fora. O campo visual da mulher é mais amplo na penumbra. Já o homem enxerga melhor sob luz intensa. Essashabilidades devem estar associadas ao passado de caçador e de guardiã da caverna.

TEORIAS DO GÊNERO
Mas afinal, o que nos torna homem e mulher? Parte desta resposta é biológica. Seu sexo depende basicamente de se você nasce com genitais masculinos ou femininos para estimular o seu sistema reprodutor. O gênero é composto dos sentimentos, das atitudes e dos comportamentos geralmente associados ahomens e mulheres. Sua identidade de gênero é sua identificação com um sexo particular, ou o sentimento de pertencer a esse sexo tanto do ponto de vista biológico quanto dos pontos de vista psicológico e sociológico. Quando você se comporta de acordo com as expectativas amplamente compartilhadas acerca de como homens e mulheres devem agir, você está adotando um papel de gênero. Por volta dos 14 ou15 anos de idade, a ideologia de gênero já está bem formada. Ideologias de gênero são conjuntos de ideais inter-relacionadas a cerca do que constitui papéis e comportamentos femininos e masculinos apropriados.
Falar da história de Jhon|Joan

ESSENCIALISMO
Falar do essencialismo de Freud e de suas críticas
Freud dizia que a autonomia masculina e feminina era explicada pelo desenvolvimento depapéis de gênero masculinos e femininos distintos. De acordo com ele, por volta dos três anos de idade as crianças começam a prestar atenção nos órgãos genitais. À medida que um menino começa a se preocupar com seu pênis, inconscientemente desenvolve a fantasia de possuir sexualmente a mulher mais importante em sua vida: a mãe.(...)
(...)Freud chamava a atenção para casos de meninos passivos emeninas agressivas em suas aventuras eróticas.(...)
Mulheres que produzem maiores quantidades de testosterona podem gravitar em torno de carreiras consideradas mais “masculinas”. Mas dado que sabemos que carreiras estressantes aumentam os níveis de testosterona , também parece provável que tendências biológicas acentuadas ou minimizadas em função das demandas ocupacionais. Esse argumento é reforçadopor pesquisas acerca de meninas que nascem com níveis anormalmente altos de testosterona. Elas parecem preferir brincadeiras agressivas e violentas, mas essa preferência é quase diminuída quando passam a brincar outras meninas que a direcionam no sentido de brincadeiras convencionais. A natureza provê; a sociedade ajuda a decidir(Blum, 1997)
Ler toda a parte de essencialismo em teorias dogênero. Atenção à última informação do penúltimo parágrafo.



CONSTRUTIVISMO SOCIAL

Falar da influência das fashion dolls(bonecas barbie e suzy) para o construtivismo social.
Falar que desde o nascimento, os pais tratam as crianças de forma diferente pelos pais. As meninas tendem a ser identificadas como delicadas, frágeis, bonitas e fofinha, enquanto os meninos são considerados fortes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GENEROS
  • Genero
  • Gêneros
  • genero
  • Generos
  • Genero
  • generos
  • Generos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!