gênero de ficção

Páginas: 10 (2343 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013

In: COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária.

Gênero de ficção

“A palavra ficção vem do latim, [...] ato de modelar, criação, formação; [...] Literatura de ficção é aquela que contém uma estória inventada ou fingida, fictícia, imaginada [...] com ou sem intenção de enganar.” (p.30)

“No caso da ficção (romance, conto, novela), e da epopéia, essa interpretação é expressa por umaestória, [...]” (p.30)

“A essência da ficção é, pois, a narrativa. [...] Mas nem todas as estórias são arte. Para que tenha valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação, que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito. [...] A ficção é produto da imaginação [...] o que distingue das outras formas de narrativas é, que ela é uma transfiguração outransmutação da realidade [...] É o mesmo espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.” (P.31)

“A ficção é, assim, uma forma artística pela qual o escritor engloba numa estória as suas ideias e sentimentos acerca da vida. [...] ele veicula a sua visão por meio de uma estória vivida por certas pessoas num determinado lugar.” (p.31)“[...] a ficção distingue-se da história e da biografia [...] A ficção, mesmo quando recebe sugestões da real não obrigação de copiá-los, [...] o que distingue das outras formas é que é uma transmutação da realidade. [...] O seu sentido não é o da realidade mesma, porém aquela que o artista lhe imprime, à luz de sua visão. [...] é um mundo ordenado pela imaginação criadora, [...] Seu objetivo principalé proporcionar essa interpretação artística da realidade. [...] propósitos secundários a situam como entretenimento, passatempo, estímulo, instrução, pregação.” (p.32)

“Os elementos da ficção correspondem a três perguntas [...] Quem participa nos acontecimentos? Que acontece? Onde e em que circunstância acontece?” (p.32)

“As pessoas envolvidas são os personagens; o que eles fazem, ou o que éfeito a elas, é o enredo; o lugar dos fatos é o ambiente de situação. [...] personagens, enredo, diálogo, tempo e lugar de ação, estilo, temática e filosofia de vida, são os elementos componentes na estrutura da ficção.” (p.33)

Personagem

“As pessoas que aprecem numa história, ou que participam da ação de uma peça de teatro, um romance, um filme, constituindo o elenco, são os personagens.”(p.33)

“Para criação dos personagens, o autor inspira-se na História, em pessoas do seu conhecimento, nas leituras, na sua própria biografia, ou os constrói da pura imaginação. [...] os personagens podem ser pessoas comuns ou extraordinárias, animais, personificações de idéias, forças naturais ou coisas.” (p.34)

“Há três espécies de personagens quanto ao volume ou conjunto de qualidade que oscaracteriza: o personagem individual, o típico e a caricatura.” (p.34)

“[...] os personagens podem ser: protagonistas, antagonistas, secundários, confidentes de contraste, narrador.” (p.35)

“O protagonista é o personagem principal, o herói ou heroína, [...]” (p.35)

“A antagonista é o que responde ou contesta ao protagonista, [...] é o vilão da estória. Podendo ser pessoas ou forçainterna ou externa.” (p.35)

“Personagens secundários são todo o conjunto de figuras que participam dos acontecimentos sem importância decisiva na ação e exercem papel de expositores, [...]” (p.35)

“O narrador é o que narra a estória, podendo ser o protagonista ou um personagem secundário, ou uma pessoa, de fora da ação, que não toma parte da história.” (p.36)

“Outra classificação dos dopersonagem [...] planas e redondas. As primeiras denotam uma qualidade apenas e não têm profundidade; [...] As segundas possuem várias qualidades, são complexas, [...]” (p.36)

“[...] o narrador pode oferecer o seu retrato diretamente ao leitor através de descrição e comentários [...] ou expondo o que pensa a respeito da figura, [...] O autor interpõe-se entre personagem e leitor, como uma espécie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ficcao e generos
  • O livro da guerra grande: limites de gêneros literários e contatos entre ficção e história
  • Ficção
  • ficção
  • Ficção
  • FICÇAO
  • Babel
  • A personagem de ficção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!