Génocidio na américa

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Genocídio na América

Genocídio tem sido definido como o assasinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e politicas. O genocídio é um tipo delimpeza etinica.
O Genocídio foi praticado em diversas regiões do mundo muito antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. A própria colonização da América, por exemplo, foi fortemente marcada por essaprática. Quando os espanhóis chegaram ao Novo Mundo promoveram uma grande onda de assassinatos em busca de seus interesses no novo continente, metais preciosos.Da mesma forma que os espanhóis, oscolonizadores da América do Norte também promoveram grande matança dos povos indígenas totalizando valores semelhantes ao da América Espanhola.
A América, antes da chegada dos europeus em 1492, era densamentehabitada. Estima-se entre 80 a 100 milhões o número de habitantes do continente naquele período. Havia grupos em vários estágios de desenvolvimento, desde grupos semi-nômades que usavam a agricultura demaneira não generalizada como os índios encontrados no Brasil, até as grandes civilizações Inca, Asteca e Maia. Os maias tinham como organização a cidade-estado e desapareceram como civilização antesda chegada dos europeus. Os incas e astecas se organizavam em grandiosos impérios onde hoje ficam aproximadamente o Peru e o México. Ambas civilizações foram destruídas pelos espanhóis.
Se existiampor volta de 100 milhões de habitantes na América no final do século XV, no final do século XVI, os indígenas não passavam de 10 milhões devido à conquista européia. Foi o maior genocídio daHistória. As duas grandes civilizações foram dominadas e seus complexos sistemas produtivo e político foram tomados pelos espanhóis. Milhões de índios foram escravizados pelos conquistadores. A violência dainvasão fez também minguar e até fez desaparecer as culturas desses povos.
A Igreja até que se preocupou na elaboração de algumas leis à respeito de proteção dos nativos, mas tão inúteis que nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Genocídio
  • Genocidio
  • Genocídio
  • Genocidío
  • Genocidio
  • Genocídio
  • Genocídio
  • Genocidio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!