Gás Natural

Páginas: 4 (906 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
O POTENCIAL DO MERCADO ECONÔMICO ENERGÉTICO: UTILIZANDO O GÁS NATURAL COMO FONTE DE ENERGIA LIMPA


INTRODUÇÃO


Um dos grandes desafios do progresso industrial econômico do nosso país podeser atribuído ao alto custo dos processos de captação e distribuição de energia, especialmente a térmica. Segundo observações e diversos apontamentos existentes, a energia elétrica gerada a partir decaptação via hidroeletricidade é a mais barata.
Segundo o balanço Energético do Paraná a energia gerada com água exige grandes investimentos iniciais, porém ao longo do processo de beneficiamento edistribuição gera baixo custo. Nesse sentido, as termoelétricas por exigirem baixos investimentos podem ser uma opção sustentável para o país, visando substituir a utilização das energias de alto custo.Entretanto, devido a sua pouca exploração, seu custo de operação ainda se apresenta alta, além disso, o alto preço do combustível, pode ser também um limitador para sua utilização enquanto energiasustentável.
Outro fator importante para ser destacado é que a biomassa, que tem seu preço variável entre R$ 40,00 (quarenta reais) a R$ 130,00 (cento e trinta reais) a tonelada, este valor estimado noEstado do Paraná, é considerada a base da matriz energética térmica das principais indústria nacionais.
Esta informação é muito importante, tendo em vista que a utilização da biomassa traz sériasimplicações ecológicas, tendo em vista que polui, devido a emissão de partículas, além da crescente onda de desmatamento o que contribui negativamente, aumentando as conseqüências do efeito estufaPorém é essencial destacarmos que a natureza nos possibilita a exploração que pode ser realizada de forma sustentável, grandes reservas de gás natural, seja como gás associado ao petróleo ou mesmo comoreserva de gás não convencional, denominado gás de xisto.
Dessa forma, devido a este cenário, este artigo apresenta estudos realizados por uma companhia de gás, da Cidade de Curitiba, cujo objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gas natural
  • gas natural
  • Gás Natural
  • Gas natural
  • Gas natural
  • gas natural
  • gás natural
  • Gás natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!