gás natural

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
GÁS NATURAL
O gás natural é um hidrocarboneto resultante da decomposição de matéria orgânica fóssil e ocorre na natureza frequentemente associado ao petróleo. Nos últimos anos, o gás natural teveseu consumo aumentado devido às incertezas do mercado internacional de petróleo, ao seu preço mais barato e a facilidade de transporte em dutos. Por outro lado, o mercado internacional de gás ainda émuito regionalizado devido às limitações inerentes a infraestrutura de transporte, os gasodutos. Contudo, uma nova tecnologia já permite que o gás seja liquefeito (GNL) permitindo a fl exibilidade notransporte de longas distâncias e no fornecimento do mesmo, já que seu volume é reduzido nessa transformação.
Além das termoelétricas, o aumento do consumo de gás natural está ligado também ao seuemprego nos setores industriais e de transporte.
As grandes reservas de gás natural estão no Golfo Pérsico, em países como Irã e Catar, responsável por 40% das reservas mundiais; a Rússia responsável por25%; países da Ásia Central (Cazaquistão, Turcomenistão, etc.); e na América Latina, os destaques são a Venezuela e a Bolívia. A Rússia é responsável pelo fornecimento de boa parte do gás consumidona Europa e não raro o país utiliza o produto como forma de exercer pressão política nesses países, especialmente na Ucrânia. A Turquia, por outro lado, utiliza-se de sua posição geográfica privilegiadaem relação ao acesso as reservas de gás natural do Mar Cáspio para pleitear uma vaga na União Europeia.
No Brasil, as principais regiões produtoras são as bacias de Campos e Solimões. Contudo, com ocrescente consumo de energia em nosso país, houve a necessidade de construir um gasoduto Bolívia-Brasil que responde por 51% do gás consumido no país. Em 2006, o governo boliviano decidiunacionalizar as reservas de gás natural, gerando um impasse diplomático que foi parcialmente resolvido com a renegociação dos preços e manutenção dos vínculos comerciais entre os países.
Bolívia e Chile...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gas natural
  • gas natural
  • Gás Natural
  • Gas natural
  • Gás Natural
  • Gas natural
  • gas natural
  • gás natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!