fyjxtjtdhdtj

341 palavras 2 páginas
O decatlo é uma modalidade composta por dez provas de atletismo, que são cumpridas pela seguinte ordem, durante dois dias: 100 metros, salto em comprimento, lançamento de peso, salto em altura, 400 metros (primeiro dia) e 110 metros barreiras, lançamento do disco, salto à vara, lançamento do dardo e 1500 metros (segundo dia).
O decatlo põe à prova a velocidade, a agilidade, a resistência e a força dos atletas e é considerado a prova que define os melhores desportistas. Cada participante tem a possibilidade fazer três lançamentos ou três saltos por especialidade, assim como três falsas partidas nas corridas e é posto fora de prova se falhar alguma delas. Se um atleta não participar num dos dez eventos também é excluído da prova.
O decatlo, que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1912, em Estocolmo, na altura disputado em três dias, é ganho pelo atleta que somar mais pontos após concluídas as dez provas, segundo um sistema instituído pela Federação Internacional de Atletismo. Este sistema, contudo, tem vindo a ser atualizado ao longo dos anos conforme as performances vão melhorando. Se algum atleta obtiver um recorde mundial dentro de uma das especialidades que compõem o decatlo soma pontos extra.
O primeiro campeão olímpico foi o índio norte-americano Jim Thorpe, que, contudo, viria a ser desqualificado por ser um atleta profissional. Em 1983, mais de sete décadas depois, a medalha de ouro foi restituída a Jim Thorpe.
O decatlo, para além de fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, integra também muitos campeonatos nacionais de atletismo.
A primeira prova desportiva multi-disciplinar foi o pentatlo, nos antigos Jogos Olímpicos gregos, que era composto pelo disco, salto em comprimento, dardo, corrida e luta. O pentatlo existiu durante cerca de mil anos, até os Jogos serem banidos no ano 393 d. C.
Este tipo de provas esteve desaparecido até meados do século XIX, quando as nações escandinavas voltaram a introduzir as competições multi-disciplinares.

Relacionados