Fyfyyhghhj

9647 palavras 39 páginas
1

Texto 2

Períodos da História da Filosofia
– FILOSOFIA GREGA –
I – Introdução Começaremos a estudar Filosofia pela sua história, caracterizando os diferentes períodos dentro do contexto histórico. A Filosofia está na história e, ao mesmo tempo, tem sua própria história. A Filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega, que surgiu em um dado momento histórico, a partir de determinadas condições históricas e tornou-se o modo de pensar do mundo ocidental, inicialmente na Europa e, com a colonização, expandiu-se para a América e o mundo. A Filosofia é apresentada em grandes períodos que correspondem às vezes de modo aproximado, aos períodos da história ocidental. Principais períodos da história da Filosofia1:
1º. Filosofia Grega: História do pensamento filosófico grego, Filosofia Antiga, do séc. VI a.C. ao século VI d.C. Séc. VI ao V a.C. - Período pré-socrático Séc. V ao séc. IV a.C. – Período Socrático: Sócrates e Platão Séc. IV ao séc. III a.C. – Período Sistemático – Aristóteles Séc. III a.C. ao séc. VI d.C. – Período Helenístico 2º. Filosofia Medieval – séc. I ao séc. XIV 3º. Filosofia Moderna – do século XVII ao século XVIII 4º. Filosofia Contemporânea – do século XX aos dias atuais.

II – A Filosofia grega O apogeu da filosofia grega acontece durante o auge da cultura e da sociedade gregas, durante a Grécia clássica. O marco foi o filósofo Sócrates. A Filosofia Antiga, do séc. VI a.C. ao século VI d.C, corresponde à História do pensamento filosófico grego e se divide em quatro grandes momentos: 1. Período pré-socrático - séc. VI ao V a.C. 2. Período Socrático: Sócrates e Platão - séc. V ao séc. IV a.C. 3. Período Sistemático: Aristóteles - séc. IV ao séc. III a.C. 4. Período Helenístico - séc. III a.C. ao séc. VI d.C.
1. Período pré-socrático ou cosmológico: do séc. VI ao final do séc. V a.C. É o nascimento da Filosofia, momento em que se investiga o mundo e as transformações da natureza. Os principais filósofos foram Tales de Mileto, Anaximandro de

Relacionados