fxjyrktyukdk

1107 palavras 5 páginas
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
NOME: LUCAS DE SOUZA GONÇALVES
TURMA: 354
DATA: 07/05/2014

TRABALHO DE GEOGRAFIA

UNIDADE 1: O ESPAÇO NATURAL

Ao lado oeste do meridiano de Greenwich, inteiramente no hemisfério ocidental está o Brasil, O maior país tropical do mundo, sua forma é parecida com um triângulo de ponta cabeça e é o único país do mundo atravessado, ao mesmo tempo, pelo equador e pelo trópico de Capricórnio.
O Brasil “tem quatro pontos extremos: de longitude que fica a 73°59’32” na Serra de Contamana (Acre) e 34°45’54” na Ponta do Seixas (Paraíba), com a distância de 4319,4km entre eles e de latitude 5°16’19”no Monte Caburaí (Roraima) e 33°45’09” no Arroio Chuí ( Rio Grande do Sul) com a distância de 4394,7km entre eles.
O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países mais extensos do mundo. Em terras continuas, somos o 4° país do mundo em extensão, com 1,6% da superfície terrestre e 5,7% das terras situadas acima do nível do mar.
Brasília, a capital federal, é o símbolo da territorialidade no sentido de soberania política. Construída por Lúcio Costa e arquitetura dos edifícios públicos de Oscar Niemeyer.
Segundo o IBGE, nosso país possui 23 102 km de fronteiras, sendo 15 753 de fronteiras terrestres e 7 367 km de fronteiras marítimas.
Dos países da América do sul, o Brasil só não faz fronteira com o Chile e o Equador.
A superfície terrestre do Brasil apresenta várias fisionomias ou irregularidades (relevos). Das principais formas de relevo, o Brasil possui apenas planícies, planaltos e depressões.
O relevo brasileiro vem sofrendo a ação dos agentes externos (água, vento e do intemperismo). Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná, podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro.
Já as depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais

Relacionados