fxgdgdg

313 palavras 2 páginas
1.Sobre nitrogênio, é correto afirmar que: O parcelamento de adubação nitrogenada é uma alternativa para reduzir perdas de N por lixiviação
2.Sobre o fósforo é INCORRETO afirmar que:
Em solos tropicais, de maneira geral, o principal processo de perda do fósforo é a lixiviação.
3. Explique o que significa a redução assimilatória do nitrato e qual a importância desse processo para as plantas e animais que delas se alimentam?
É indispensável para que ocorra a incorporação de nitrogênio a compostos orgânicos no interior das plantas. O nitrato é reduzido a amônio pela atração de enzimas. A amônia é incorporada em compostos de carbono originando aminoácidos , originando proteínas.
Redução Assimilatória do Nitrato
NO3- + 8e- + 8 H+  NH3 + 2 H20 + OH-

CONSEQUENCIAS: o NO3- não é tóxico para as plantas; Porém , o NO3- em excesso em animais e no homem , provoca uma doença chamada metemoglobinemia (transformação do NO3- em NO2- no fígado , formando um complexo com a hemoglobina que impede a ligação de O2)
4.Quais as principais funções de K em plantas e quais os principais processos de perda do elemento no solo ? Funções: abertura e fechamento dos estômatos, síntese e estabilidade de proteínas, relações osmóticas, síntese de carboidratos, fotossíntese e translocação dos sintetizados, ativação enzimática, doenças são minimizadas (resistência).
Lixiviação, exportação pela colheita... 5. Porque o P é usado com grandes quantidades nas adubações em solos tropicais , se nas plantas seu teor é comparavel ao macronutrientes? Cite 2 processos metabólicos (reações) que ele participa e dois compostos de planta contendo P na sua estrutura.
P inorgânico = ortofosfato
P orgânico = ésteres de carboidrato
Fosfolipídio = nucleotídeo

Relacionados