fwssd

291 palavras 2 páginas
1.Objetivos
No presente trabalho experimental vamos conhecer os princípios básicos de extração de material genético utilizando uma amostra de Kiwi a partir de uma solução extratora com aquecimento.
2.Introdução

De todas as moléculas conhecidas, o ácido desoxirribonucleico ou DNA (nome oriundo da sigla em inglês Deoxyribonucleic Acid) é uma das mais complexas de entendimento, não só para o estudante, mas também para leigos e alguns biólogos. A natureza química do material genético, o DNA, começou a ser desvendada em 1869, quando Johann Friederich Miescher verificou que quase todas as células vivas continham um núcleo, em cujo interior havia uma substância, que Miescher denominou de nucleína. Posteriormente, por volta de 1889, Richard Altmann verificou a natureza ácida da nucleína, mudando-a subsequentemente para o nome de ácido nucleico. A estrutura da molécula de DNA foi concomitantemente elucidada por James Watson e
Francis Crick, em 1953, consagrando a descoberta da estrutura de dupla hélice das duas longas fitas de DNA que se enrolam (Raw e cols., 2001).
Essas informações são facilmente declamadas por qualquer aluno da educação básica, mas o conceito de DNA ainda é de difícil entendimento. Embora conteúdos relacionados com DNA sejam contemplados no ensino fundamental, médio e superior, alunos e educadores muitas vezes não conseguem associar o DNA a uma molécula real e, muito menos, relacionar e compreender a sua presença nos vegetais. A imagem mais recorrente entre as pessoas procede do fato de que como os vegetais não se mexem, logo não são seres vivos. Um dos desafios mais importantes que os botânicos tem é de desmistificar tal pressuposição e incorporar o conhecimento que plantas são de fato seres vivos.

Relacionados