fwnkerhf

969 palavras 4 páginas
Capa

Índice
O que levou D. Sebastião ir combater para o norte de africa;
Todos os aspetos da batalha;
O desfecho da batalha;
Consequências da batalha.

Introdução

Batalha de Alcácer-Quibir significando "grande fortaleza", conhecida em Marrocos como a Batalha dos Três Reis foi uma batalha travada no norte de Marrocos perto da cidade de Ksar-El-Kebir, entre Tânger e Fez, em 4 de Agosto de 1578.
Os combatentes foram os portugueses liderados pelo rei D. Sebastião aliados ao exército do sultão Mulay Mohammed contra um grande exército marroquino liderado pelo Sultão de Marrocos Mulei Molucocom apoio otomano.
A batalha resultou na derrota portuguesa, com o desaparecimento em combate do rei D. Sebastião e a morte da maior parte da nobreza portuguesa. Além do rei português, morreram na batalha os dois sultões rivais, originando o nome "Batalha dos Três Reis", com que ficou conhecida entre os Marroquinos.
A derrota na batalha de Alcácer-Quibir levou à crise dinástica de 1580 e ao nascimento da lenda de Sebastião. O reino foi gravemente empobrecido pelos resgates que foi preciso pagar para reaver os cativos.
O rei D. Sebastião, conhecido com "o desejado", era filho do Infante D. João (filho de João III de Portugal) e Joana de Áustria, filha do Imperador Carlos V. O seu pai morreu antes dele ter nascido, D. Sebastião herdou o trono aos três anos, após a morte do seu avô em 1557. Foi educado quase exclusivamente por jesuítas, pelo seu guardião e tutor Aleixo de Meneses e por sua avó, Catarina de Áustria, esposa de D. João III e irmã de Carlos V. Assumiu o governo em1568, aos 14 anos.
D. Sebastião era uma amante da arte guerreira … os muçulmanos queriam conquistar a europa

Para a batalha contra os muçulmanos D. Sebastião empregou uma parte significativa da riqueza do Império Português para equipar uma grande

Relacionados