fwetgwe

1600 palavras 7 páginas
Introdução
Com este trabalho, que tem como tema «O Comércio Internacional» pretendo proporcionar uma visão sintética dos seus vários aspectos. Este foi proposto pela professora da disciplina.
Para desenvolver o meu trabalho começo por apresentar a noção e o surgimento do Comércio Internacional. De seguida, definir os objectivos e a aplicação dos INCOTERMS e, por fim, enumerar a documentação que é utilizada nas translações (relacionado com os incoterms e o comércio internacional).
Espero que o trabalho cumpra os requisitos delineados e que seja do agrado geral.
O Comércio Internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB.
O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política progrediu nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais e o outsourcing (designa a acção que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra fora da empresa) tiveram grande impacto no desenvolvimento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.
Como surge o comércio internacional?
O comércio internacional surge da necessidade de compreender as trocas internacionais. Remonta aos autores clássicos (com destaque para a cooperação de Adam Smith e David Ricardo) o desenvolvimento de uma análise capaz de generalizar qualquer país, assim se opondo às concepções proteccionistas dos mercantilistas uma teoria do comércio internacional de valor universal.
Consideravam que o comércio internacional tinha ganhos de soma nula (um país ganha à custa do outro) e defendia uma política comercial proteccionista. Por esta via seria alcançada uma balança comercial favorável e, portanto, enriquecedora do país.
Conceitos básicos do Comércio Internacional

Relacionados