Fuvest2015 Resoluc A O

25338 palavras 102 páginas
1
Examine estas imagens produzidas no antigo Egito:

Apud Ciro Flammarion Santana Cardoso. O Egito antigo. São
Paulo: Brasiliense, 1982.

As imagens revelam
a) o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente
Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
b) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
c) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
d) a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.
e) a importância das atividades agrícolas no antigo
Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.

F U V E S T — 1 ª FA S E - N O V E M B R O / 2 0 1 4

Resolução

As ilustrações referem-se às práticas agrícolas no
Antigo Egito, favorecidas pela fertilidade do solo, decorrente das cheias do Nilo, e da evolução de técnicas para irrigar, arar e ceifar.
Obs.: Usualmente, a história do Antigo Egito é dividida em “Impérios” (Antigo, Médio e Novo), no lugar da expressão “Reinos”.
Resposta: E

F U V E S T — 1 ª FA S E - N O V E M B R O / 2 0 1 4

2
Em certos aspectos, os gregos do Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram e acabaram por dominá-lo, permaneceram desunidos na sua organização política. Na tempo de
Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se colônias gregas não somente em todo a extensão da Grécia atual, como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul e no Sicília oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da
França. No interior desta elipse de uns 2500 km de comprimento, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que amiúde diferiam na sua

Relacionados