Futuro da espécie humana.

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
Futuro da Espécie Humana
Diante dos problemas ambientais, que ameaçam manutenção da vida humana, em algum momento poderíamos nos questionar se vamos sobreviver a elas ou se vamos sucumbir, vítimas de nossa própria imprudência e negligência para com a nossa própria casa.
A Terra já passou por períodos de extinções em massa desde o surgimento da vida, onde a extinção mais severa foi há 251milhões de anos, matando 83% de todos os gêneros de espécies existentes até então. Entretanto, os poucos sobreviventes conseguiram se reerguer, diversificar e repovoarem novamente o planeta, mesmo que com flora e fauna diferentes do cenário anterior. Através de alguns exemplos, podemos ter uma noção da força e capacidade de adaptação a mudanças que a vida pode ter: um exemplo fantástico são algumasformas de vida que desenvolveram habilidades para sobreviver em ambientes onde os níveis de radiação são letais a maioria dos outros seres vivos.
A natureza pode muito bem viver sem nós, provavelmente até melhor. Nós seres humanos é que somos altamente dependentes dos recursos naturais, embora nos esqueçamos facilmente disso, encerrados no mundo artificial e confortável que criamos. Entretanto, umsimples apagão é suficiente para instaurar o caos e derrubar o nosso ego. Eventos como este são importantes para percebermos que o nosso conforto tem um preço e que, dependemos da natureza para o usufruirmos e algum recurso natural está sendo usado (ou explorado) para isso.
O grande paradoxo da civilização atual é que, na busca de recursos para garantir a própria sobrevivência, o homem estáeliminando as próprias possibilidades de vida. Se antes preocupou-se em se isolar da natureza para se proteger dos perigos que ela apresentava, agora muitos estão preocupados em isolar áreas ambientais estratégicas para protegê-las da ameaça humana. Estamos passando por um período crítico que exige profunda reflexão, pois não dá para continuar consumindo do modo como estamos fazendo sem sofrer durasconsequências, que na pior das hipóteses, pode inviabilizar a sobrevivência humana na Terra. Ou continuamos nesta busca desenfreada e louca (ou suicida) pelo crescimento até as últimas consequências ou teremos que tomar medidas rápidas e enérgicas para proteger o meio ambiente, com transformações substanciais no nosso estilo de vida.
Se optarmos por tentar preservar a nossa espécie, os desafiosserão grandes, mas deverão ser feitos em prol de um benefício maior. Problemas difíceis exigem soluções difíceis. O primeiro passo é a conscientização, e por isso, deve-se investir pesado em educação ambiental formal ou informal. O segundo é a ação conjunta de todos, cada um com sua parte, em defesa da sustentabilidade. Esta etapa esbarra nos desentendimentos entre os povos, os países pobres e osricos, e ainda no receio de muitos em perder suas regalias e confortos. O mais provável é que os conflitos pelos recursos ainda existentes possam se intensificar, um problema potencialmente mais sério, tendo em vista o poder bélico e o arsenal nuclear que muitos países hoje possuem. Alem do mais, as conferências mundiais em favor da causa ambiental estão deixando muito a desejar, sem envolvimentossignificativos e comprometimento com a proteção da natureza, mesmo diante da urgência do problema.
Embora devamos ser otimistas, sempre é importante ficarmos atentos as outras possibilidades. Existe uma corrente de pensamento que diz que os seres racionais, em algum momento de sua história provocam a sua própria destruição, seja por meio das invenções que criaram (por exemplo, as armas nucleares queatualmente tem o poder de varrer o homem da Terra) seja pela alta demanda por recursos energéticos, o que acaba por exaurir suas condições de vida em seus planetas. Esta teoria foi proposta por Frank Drake para tentar explicar por que não encontramos vida em outros planetas, quando isso não deveria ser difícil de acontecer. Deixando de lado a possibilidade de existir “vida lá fora”, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Futuro da Espécie Humana
  • o futuro da especie humana
  • O futuro da especie humana
  • o futuro da especie humana
  • o futuro da especie humana
  • O futuro da especie humana
  • O Futuro da Espécie Humana
  • O futuro da especie humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!