futebole ciencia

4380 palavras 18 páginas
)XWHEROHFLrQFLD&LrQFLDHIXWHERO
Doutorado em Ciências do Desporto
Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física
Universidade do Porto (Portugal)

Júlio Garganta

jgargant@fcdef.up.pt

No artigo aqui apresentado, o autor pretende dar corpo a duas interrogações: será o Futebol uma ciência? Poderá a ciência contribuir para a evolução do Futebol?
Procura-se ainda sustentar que não sendo o Futebol uma ciência, sem o recurso aos seus contributos ele estará condenado a não evoluir. Contudo, chama-se à atenção para a necessidade de questionar: (1) o conceito de objectividade na ciência e a sua pertinência quando aplicado ao conhecimento em
Futebol;
(2) o processo de observação, enquanto instrumento fundamental na aquisição de conhecimentos e na relação, do treinador e do investigador, com o meio envolvente.
Conclui-se que, não obstante a sofisticação dos meios e métodos utilizados para conhecer o jogo de
Futebol, uma regra de ouro se impõe: respeitar a natureza da especificidade desta modalidade desportiva. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 7 - N° 40 - Setiembre de 2001
1/2

Introdução
O Futebol, nas suas diferentes facetas, continua a estar na ordem do dia de programas televisivos e radiofónicos, nos canais do ciberespaço, nos escritos de articulistas, ou até em simples conversas de café e de rua.
Com o advento das novas tecnologias e a transfiguração galopante dos métodos de avaliação e treino, não raramente paira no ar uma questão intrigante: mas, afinal, o Futebol é, ou não, científico? O Futebol é, ou não é, ciência?
Deve ser, argumentam uns; na Universidade já se realizam teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, que versam o Futebol enquanto tema de estudo.
Não é, contra-argumentam outros; trata-se apenas de um jogo, simples de jogar e agradável à vista, que alguns teimam em complicar, contrariando assim os "grandes mestres", que sempre apregoaram que no Futebol

Relacionados

  • História da Fotografia
    3186 palavras | 13 páginas
  • Alterações ao modelo de jogo
    74066 palavras | 297 páginas