futebol

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
REFERÊNCIAS 8
A análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer.
O estudo das políticas sociais, na área de Serviço Social, vem ampliando sua relevância namedida em que estas têm-se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual.
O momento que o Brasil passava no início da década de 1990 pode ser sintetizado em desafios e contradições centradas num regime de altíssima inflação e incertezas quanto à condução política que seria tomada para uma nova tentativa dearrefecimento desse fenômeno econômico. Nessa acepção, buscou-se uma forma que equaliza-se a aporia econômica e, simultaneamente, abrisse espaço para um novo caminho para a acumulação de capital, qual seja: a financeira. Diante desse novo espectro, o Brasil é sugado para uma nova etapa do capitalismo mundial.
Sua origem relaciona-se aos movimentos de massa socialmente democratas e à formação dosestados-nação na Europa Ocidental do final do século XIX, porém sua generalização situa-se na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, especialmente em sua fase tardia, após a Segunda Guerra Mundial.
A política sócia surge no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégiagovernamental. Com a Revolução Industrial na Inglaterra, do século XVIII a ameados do século XIX, esta trouxe consequências como a urbanização exacerbada, o crescimento da taxa de natalidade, fecunda o germe da consciência política e social, organizações proletárias, sindicatos, cooperativas na busca de conquistar o acolhimento público e as primeiras ações de política social.
Para Vieira E. (1992,p.81), a história do capitalismo testemunha contradição fundamental, de um lado, ininterrupto crescimento do mercado e do consumo e de outro, sua gradativa monopolização.
Com isso,


O processo de acumulação do capital impõe à indústria a necessidade de alargar o mercado e de aumentar o consumo, mas o resguardo e o incremento da rentabilidade do capital já invertido exigem de quando emquando limitações de caráter monopolizador, entravando o próprio mercado e tolhendo as novas possibilidades de sua expansão.
O abaixamento do nível de vida da população garante ao mesmo
tempo uma taxa média de lucro e também a redução do mercado
imprescindível à produção.


O surgimento da política Social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre diversos países; tendo suaorigem no capitalismo e destinando-se prioritariamente a classe trabalhadora e na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada á política econômica.
A partir do capitalismo que surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política Social foi então entendidacomo estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre os interesses conflitivos.
A Política Social é uma política do Estado capitalista de controle da classe capitalista e de controle do preço da força de trabalho, é também através, da política social que o Estadoestabelece determinações legais para adequar o preço da força de trabalho às necessidades do capitalismo.
Para melhor visualizarmos as Políticas sociais é preciso perceber a relação entre o Estado e o processo de acumulação de capital, além de considerarmos os movimentos sociais e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, cuidar da saúde, da vida do trabalhador e como essa se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Futebol
  • Futebol
  • futebol
  • Futebol
  • Futebol
  • futebol
  • Futebol
  • futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!