futebol x mulher

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
Futebol X Mulher...

A mulher, em geral, sempre sofreu preconceitos para praticar esportes e principalmente, no caso específico do futebol. Assim, o objetivo deste artigo é revelar as discriminações e preconceitos associados à questão de gênero, a partir da prática do futebol feminino no Brasil. Mais especificamente, procurou-se entender as razões para o início tardio da participação femininano esporte no país, bem como analisar as maneiras e desdobramentos desta prática. Para atingir tais objetivos foram analisadas matérias de jornais e entrevistas concedidas pelas jogadoras de futebol feminino. Além disso,  houve uma análise de artigos, teses e trabalhos de conclusão de curso realizados no Brasil, tendo como foco o tema: "futebol feminino" . A partir destas análises, pode-sedepreender que o início do futebol feminino esteve atrelado a jogos realizados entre empregadas domésticas, boates homossexuais e jogos entre modelos, ainda na década de 70. Contudo, o futebol que conhecemos hoje em dia só teve início no final da década de 80, vinculado, sobretudo aos interesses comerciais de patrocinadores, em particular a mídia.



           O universo do futebol é caracterizadodesde sua origem, como algo somente para homens. Segundo estudiosos, Como esse espaço não é apenas esportivo, mas também sociocultural, os valores envoltos nele e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da 'ordem', ou da 'lógica', que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo,as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações de gênero presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exagerada as suas réplicas.

Por certo, são os preconceitos historicamente construídos pela e na nossa cultura, alguns dos elementos que fazem com que essa questão, vez por outra, apareça na atualidade. A virilidade virtuosa do esporte éfreqüentemente ressaltada pela sentença "futebol é coisa para macho" . O jornalista Sérgio Cabral conta que, perguntado certa vez sobre o que achava do futebol feminino, o comentarista esportivo disse ser contra — e justificou : "Imagina, o cara tem um filho, aí o filho arranja uma namorada, apresenta a namorada ao sogro e o sogro pergunta a ela: 'O que você faz, minha filha?' E a mocinha responde: 'Souzagueiro do Bangu'. Quer dizer, não pega bem, não é?". Mesmo as mais recentes tentativas oficiais de incentivo ao futebol feminino no Brasil escorregam no machismo característico de nossa cultura, pois condicionam seu sucesso a "ações que mostram a beleza e a sensualidade da jogadora para atrair o público masculino". Ou seja, calções minúsculos, maquiagem e longos cabelos, presos em rabos-de-cavalo.(modo visto pelos 'machistas').

contrariando a tudo e a todos, temos a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, Marta é uma garota de 21 anos que nasceu em Dois Riachos, uma pequena cidade no sertão de Alagoas. Foi lá, num campinho de terra, embaixo de uma ponte, que ela começou a jogar futebol.
Marta ficou conhecida no mundo inteiro como a jogadora que entortava adversárias e foiconvidada para jogar em um time da Suécia, uma potência do futebol feminino. Tudo isso aconteceu quando ela nem tinha completado 18 anos.




       No Brasil, a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde enfrentaram-se os times das senhoritas catarinenses X tremembeenses.
Mas o que hoje é tão normal para nós levou muito tempo para ser conquistado. Em1964, o Conselho Nacional de Desportos - CND proibiu a prática do futebol feminino no Brasil. Levou tempo para mudar essa situação. A decisão só foi revogada em 1981. E em 1996 o futebol feminino foi incluído como categoria nas Olimpíadas. O Brasil ficou com o quarto lugar, a mesma colocação que obteve nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.
             Em 2003, sob o comando do técnico Paulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Futebol x futsal
  • Futebol X Futsal
  • Futebol X Futsal
  • arbitro de futebol x marketing
  • Massa muscular x futebol
  • Mulheres x Tecnologia
  • Machismo X Mulher brasileira
  • A mulher x machismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!