Futebol: organização 1-4-3-3

Páginas: 12 (2998 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
Índice

Introdução 3
Momentos da organização de jogo 5
Organização Ofensiva 5
Transição Ataque - Defesa 6
Organização Defensiva 7
Transição Defesa – Ataque 8
Exercicios 8
Conclusão 15
Bibliografia / Netografia 15

Introdução

Como construir uma equipa de futebol dentro das quatro linhas?
Existem muitas maneiras, caso o treinador prefira um sistema mais defensivo ouofensivo. Hoje em dia temos alguns sistemas de jogo definidos e que estão em constante mudança. A história é longa, tal como a história deste desporto. A vontade de conquista foi determinante para a disseminação e evolução do futebol. A táctica do futebol tem passado por modificações por causa da eterna luta entre defensores e atacantes.

A evolução do futebol tem passado por modificaçõesquando aos padrões tácticos das equipas dentro do jogo, dos conceitos da preparação física e da preparação psicológica. Porém, as regras não têm sofrido alterações substanciais que propiciem reformulações profundas nos sistemas tácticos do jogo de futebol. Por outro lado, a preparação física dos jogadores, e o aumento da habilidade individual de cada atleta, poderão implicar o fim dos jogadoresespecialistas para cada função.

A Evolução dos Sistemas de Jogo

O primeiro relato, com relação à disposição de jogadores, encontrado sobre a história do futebol vem da Itália. Datado do dia 17 de Fevereiro de 1529, o relato conta que em Florença, exactamente na Piazza Santa Croce, dois grupos de 27 jogadores para cada lado resolvem tirar suas diferenças políticas em uma partida de “cálcio”. Àvontade de vencer obrigou as equipas a se preparar tacticamente, os dois grupos colocaram 15
jogadores no ataque, 5 no meio de campo e 7 na defesa, sendo 3 mais recuados. Não existia uma Organização ou táctica, os jogadores eram todos defensores ou todos atacantes(Mantovani, Frisselli 1999).
Em 1660, o número de jogadores caiu para 17, estes distribuídos em quatro
diferentes linhas: 3-4-5-5.
Oformato dos dias de hoje, foi iniciado em 1860, na Inglaterra, onde foi fixado o número de jogadores, 11. Nesta época o futebol não tinha as suas próprias regras e confundia-se muito com o “rugby”. No dia 29 de Outubro de 1863, o futebol foi oficialmente regulamentado, e o sistema empregado era o 1x1x1x8.
Mas com o tempo foram percebendo que com este sistema muitas áreas do campo ficavamdescobertas, foi quando os Escoceses decidiram recuar 2 dos dez jogadores, um defesa e um médio, assim o sistema ficou formado por um defesa na frente do guarda-redes, outro médio, responsável pela ligação da defesa com o ataque, tacticamente chamado de 1x1x8.
Em 1925 Herbert Champman, técnico do Arsenal da Inglaterra, criou o sistema
WM, que iria durar por mais 30 anos. No sistema WM a defesa era formadapor uma linha de três defesas, dois médios que actuavam no meio de campo, o ataque era formado por dois extremos, um jogava pela direita e outro pela esquerda, que construíam a jogada para os três atacantes que jogavam na frente,
No sistema 4-2-4 é formado, por um guarda redes, dois centrais e dois
laterais, dois meio-campistas, sendo que um ataca e o outro defende, e mais quatro
atacantes,onde dois são extremos e os outros dois são pontas de lança.
Os sistemas 4-2-4 e 4-3-3 originaram-se devido às características técnico/táticas
dos jogadores. Um grande ponto na evolução dos sistemas foi a evolução técnico/tática dos jogadores. O sistema 4-3-3 obteve grande êxito na copa do Mundo de 1970, no México. Neste sistema os jogadores são distribuídos em campo com um guarda-redes, quatrodefesas, sendo dois laterais e dois centrais, três no meio do campo, sendo um com a função de dar cobertura para a defesa e dois com a função de construir a conclusão das jogadas.
Ainda temos a considerar os sistemas tácticos mais recentes como o 4-4-2 e o 3-5-2.
No âmbito da cadeira de Especialização em desportos colectivos - futebol, do 2º ano do Curso de Desporto foi proposto a realização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumos 1 a 3 de futebol
  • Sistema tático do futebol de campo 4-3-3
  • futebol 1 2 3 signed
  • QUESTIONARIOS 1 2 3 E 4
  • Aulas 1 2 3 E 4
  • Aula Mkt 3 4 1
  • atividade 1 2 3 4
  • Aulas 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!