FUTEBOL COMO CONTEÚDO GENERIFICADO: COISA DE MENINO OU MENINA?

Páginas: 13 (3221 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FUTEBOL COMO CONTEÚDO GENERIFICADO: COISA DE MENINO OU MENINA?


Vanderley Pereira de MELO1


Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o futebol como conteúdo de educação generificado para fazer reflexão sobre as desigualdades de gênero na Educação Infantil. O presente estudo tem caráter descritivo e bibliográfico. Através de uma reflexão sobre as relações entre gênero, futebol eEducação Infantil, observamos que o processo de socialização cultural das representações de gênero reforça os preconceitos, colaborando para que situações de exclusão e desigualdades aconteçam nas atividades de movimento na qual como conteúdo o futebol. O uso do futebol enquanto um conteúdo generificado pode educar as crianças a lidarem com as diferenças de gênero, o que poderá ser realizado coma aplicação de uma prática pedagógica educativa e crítica, levando-se em consideração o contexto histórico e social no qual as crianças estão inseridas.

Palavras-chaves: Criança e infância. Educação Infantil. Futebol. Gênero.

Introdução

Ao longo dos séculos muitas atividades foram desenvolvidas por indivíduos do sexo masculino, pois as mulheres eram educadas para ser mãe e esposas.Tais atitudes contribuíram para a exclusão e discriminação das mulheres durante vários anos. Ir à escola e praticar esportes vem sendo uma conquista para as mesmas. A escola enquanto espaço de socialização e construção de conhecimento, deve trabalhar com as crianças o respeito e as diferenças entre homens e mulheres de forma ética e responsável. Diferentes atividades podem ser realizadas para ajudaras crianças na construção de valores, visando desconstruí certos paradigmas adquiridos no seio familiar, onde em sua maioria ensina que isso ou aquilo e coisa de homem ou de mulher. Brasil (1998, p. 36) explicita que

[jogos] envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpoe de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo.


O futebol é um universo cercado de valores sexistas, atrelado às características fundamentais da corporalidade masculina – força, competitividade, agressividade e domínio doespaço. A não participação feminina no futebol sempre esteve associada às dimensões da perda da saúde, prejuízo à maternidade, razões estéticas e de feminilidade (FARIA JUNIOR, 1995).
Os educadores que trabalham nas creches e pré-escolas exercem um papel fundamental na vida das crianças, pois através de atividades lúdicas podemos socializar valores essenciais para a convivência saudável nasociedade a qual estamos inseridos. Assim sendo, cabe ao educador organizar jogos de futebol com as crianças. Porém, tais atividades devem ser desafiadoras e significativas, além de planejadas. As crianças podem perceber ao longo do jogo de futebol que meninos e meninas podem realizar atividades que em sua maioria é praticada por meninos.
Apesar de possuir uma grande participação feminina em suatorcida, o futebol ainda é considerado uma área predominantemente masculina no Brasil (SOUZA, 1996). O valor ocupado por homens e mulheres nas ideologias nacionalistas socializadas pelo futebol brasileiro indica que a construção da nação se utiliza das hierarquizações contidas nas relações entre gêneros para estabelecer que “tipo de cidadania é pensada para cada sexo” (p.55). Portanto, o processo deeducação de homens e mulheres supõe uma construção social e corporal dos sujeitos, o que implica - no processo de ensino-aprendizagem de valores - conhecimentos, posturas e movimentos corporais considerados masculinos ou femininos (SOUSA; ALTMANN, 1999).
Assim, uma reflexão incisiva sobre essas questões se faz necessária para construirmos uma instituição de Educação Infantil embasada em valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coisas de menino e coisas de menina
  • Meninas e meninos
  • meninos e meninas
  • Menino ou menina?
  • Meninos e meninas mitos e verdades
  • Estereótipos de meninos e meninas
  • Meninos e meninas em uma sociedade sexista
  • brincadeiras de meninos e meninas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!