Futbol phenom

321 palavras 2 páginas
O fenómeno desportivo

Apesar dos muitos problemas espalhados pelo globo, fome, miséria, guerras… mais forte que tudo é o Futebol, que une povos em torno de uma causa: o grupo.
O futebol hoje em dia é um desporto/novela que movimenta indivíduos de todas as classes; em torno dele encontra-se uma ligação entre gentes de origens e estratos diferentes em torno de uma “batalha” quase entre o bem e o mal; os ritos desportivos (futebol principalmente) com o drama que representam, com a sua ligação ao mundo heróico e maravilhoso, levam-nos a concluir que eles constituem no fundo uma experiência tipo religioso dentro da nossa cultura.
Há quem não goste que se diga que o desporto/futebol é o ópio do povo, mas é, é o ópio do povo e a cannabis da aristocracia.
Atualmente confunde-se desporto com competição desportiva ou jogo, ora desporto é uma atividade desportiva sem objetivos que não o interesse em praticar exercício físico, o demais está no que já será considerado atividades de competição desportiva ou qualquer jogo tipo bilhar ou poker ou mikado. A caça e a pesca nem sequer são competições desportivas nem um jogo, são atividades; O xadrez por exemplo, sabe-se que mais que a inteligência ou a estratégia, importa a capacidade de memorizar e aceder ao número máximo de jogadas alguma vez feitas nas mais diversas situações em tempo útil e o seu resultado. Tendo lido as mais diversas definições (todas as possíveis e imaginárias) tenho de dizer que apesar de o ballet não me cativar tenho que admitir/concluir que é um desporto se o fizerem como um culto habitual de exercício físico/muscular pelo desejo de progressão com a finalidade de aumentar a força, a destreza, a saúde e mesmo a beleza sem intuito profissional ou de competição.
"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."
Friedrich Wilhelm

Relacionados