Fusão

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atómicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libertamuito mais energia que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel, ela geralmente liberta energia, e com elementos mais pesados ela consome, pois esses elementos possuemas maiores forças de coesão nuclear de todos os átomos, sendo portanto mais estáveis. Até hoje ainda não foi encontrada uma forma de controlar a fusão nuclear como acontece com a fissão.
Abaixo temosum exemplo de fusão nuclear em que se fundem dois núcleos, um de deutério e um de trítio, produzindo átomos de hélio:

Esse tipo de reação é a fonte de energia das estrelas como o Sol. Ele écomposto de 73% de hidrogênio, 26% de hélio e 1% de outros elementos. Isso é explicado pelo fato de ocorrerem reações em seu núcleo, conforme mostrado anteriormente, em que átomos de hidrogênio se fundemoriginando átomos de hélio.


Apesar de ter sido descoberta somente no século passado, a fusão já existia muito antes da espécie humana surgir, pois esse tipo de reação nuclear é fonte de manutençãoda vida das estrelas, incluindo o Sol. No núcleo do Sol realizam-se reações de fusão nuclear de hidrogênio, que devem ocorrer, possivelmente, de acordo com o mecanismo a seguir:

Para que essa reaçãoocorra é necessária uma grande quantidade de energia, que é conseguida no Sol com temperaturas elevadíssimas, na ordem de 100 milhões de graus Celsius.

Essa grande quantidade de energia énecessária para suplantar a repulsão decorrente das cargas positivas dos núcleos; e, dessa forma, conseguir a união dos núcleos. Na Terra, essas temperaturas nunca haviam sido atingidas até a detonação daprimeira bomba atômica, que funcionou por meio da fissão nuclear. Assim, Enrico Fermi (1901-1954) e Edward Teller (1908-2003), durante as pesquisas para a produção da bomba atômica, consideraram que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusao
  • Fusão
  • fusao
  • Fusão
  • Fusão
  • Fusao
  • Fusão
  • Fusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!