Fusão sadia x perdigão

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................5

2. FUSÃO ENTRE SADIA E PERDIGÃO..................................................6

3. IMPACTO NO MERCADO.....................................................................6

4. IMPACTO NO CONSUMIDOR...............................................................75. EXIGÊNCIA DO CADE PARA A FUSÃO..............................................8



1. Introdução.

Cada vez mais as atividades de fusão e aquisição de empresas têm se tornando fonte de análise pelos estudiosos da área de negócios por apresentarem crescente papel na economia globalizada e pelo amplo impacto causado nas diversas dimensões do mercado, alterando as relações entre asempresas e as configurações das redes organizacionais. São atividades que possuem elevado grau de complexidade, risco e incerteza e dividem opiniões a respeito de suas vantagens e desvantagens.
O alto grau de competição entre as grandes organizações está levando seus executivos a utilizarem essas atividades com um foco estratégico para a obtenção de vantagem competitiva, pois é através delas quepodem conseguir expansão rápida, conquista de novos mercados e clientes potenciais, maior racionalização produtiva, economias de escala, entre outros. Além disso, constituem alternativas muito interessantes para a adequação do porte e da estrutura organizacional da empresa ao mercado e à conjuntura econômica mundial.

2. Fusão entre a Sadia e Perdigão

A Sadia sempre esteve focada no segmentoalimentício, mais especificamente no setor de carnes e derivados, enquanto que a Perdigão não buscou esta centralização, no início de suas atividades, investindo em vários segmentos simultaneamente demonstrando assim estratégias diferentes de crescimento.
As modificações das duas empresas foram bastante significativas durante os anos de existência das mesmas, seja em suas estruturas, seja nosprodutos ou até mesmo composição de capital e controle. Sendo empresas de capital aberto, possuem ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo(BOVESPA), contudo até o processo de fusão, á Sadia ainda estava sob o comando da família fundadora de Attilio Fontana, enquanto que a Perdigão já era administrada por um consórcio de Fundo de Pensão desde á década de 90.
Como mais um passo em busca decrescimento a Sadia tentou a aquisição da concorrente em 2006, liderada por Walter Fontana, contudo, essa não foi aceita pelos acionistas da Perdigão. Já em 2009, após a crise financeira, surge uma oportunidade de fusão e a Sadia, que sempre fora considerada mais eficiente e rentável até então, é incorporada pela Perdigão, formando a BR Foods.

3. Nova Empresa

Brasil Foods nasce com os apostosde décima maior empresa de alimentos das Américas, segunda maior indústria alimentícia do Brasil (atrás apenas do frigorífico JBS Friboi), maior produtora e exportadora mundial de carnes processadas e terceira maior exportadora brasileira (atrás de Petrobras e da mineradora Vale). Com cerca de 119 mil funcionários, 42 fábricas e mais de R$10 bilhões em exportações por ano (cerca de 42% daprodução), a gigante surge com um faturamento anual líquido de R$22 bilhões.
Afusão foi concretizada depois de meses de negociações. A elaboração final do contrato foi marcada por muitas idas e vindas entre advogados e executivos de bancos de investimentos envolvidos no acordo. As discordâncias eram com relação ao valor patrimonial do banco Concórdia, que pertence à Sadia. Desde o início, estava decididoque a área financeira do grupo ficaria fora da BRF. Aavaliação de seu valor para baixo, no entanto, significou milhões de reais a menos em ações, para os acionistas das Sadia.

4. Impacto no mercado

Sob o ponto de vista privado, é consenso entre os especialistas do setor de que o negócio seria beneficio para as duas companhias. Em relatório, a corretora Brascan afirmou que os ganhos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusão sadia e perdigão
  • Análise da Fusão entre a Sadia e Perdigão
  • Fusão Perdigão e Sadia
  • Fusão Sadia e Perdigão
  • FUSÃO ENTRE SADIA E PERDIGÃO
  • Fusão sadia e perdigão
  • Fusão das Marcas Perdigão e Sadia
  • Fusão sadia e perdigão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!