Fusão sadia e perdigão

Páginas: 5 (1113 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Fusão entre Sadia e Perdigão
Fundada pelas famílias Brandalise e Ponzoni em 1934, em Santa Catarina, a Perdigão produz atualmente mais de 2.500 itens, como frangos (inteiros e cortes), suínos e bovinos congelados, presuntos, mortadelas, salsichas, hambúrgueres, empanados, lasanhas, pizzas, sucos, iogurtes e leite.
Já a Sadia foi fundada em 1944 por Attilio Fontana, com aquisição do frigoríficoConcórdia, na cidade de Concórdia, no oeste catarinense. Atualmente, tem 17 unidades de produção em nove Estados brasileiros (Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Pernambuco), mais o Distrito Federal. Ao todo, emprega 60 mil profissionais – além de ter parcerias com aproximadamente 10 mil granjas de criação de aves e suínos.
No dia 18 demaio de 2009 os presidentes e representantes dos acionistas da Sadia e da Perdigão assinaram o contrato de fusão das duas empresas, criando assim a indústria alimentícia Brasil Foods.
A fusão entre as empresas se deu devido à inadimplência da Sadia, apesar de que há algum tempo a Sadia ser uma empresa maior que a Perdigão, dava-se a entender que esta compraria a outra empresa. Mas devido umasucessão de acontecimentos em decorrência de uma má administração, agravados pela crise econômica, a situação da Sadia acabou se agravando, ficando mais frágil.
Com a fusão entre Sadia e Perdigão, e a criação da Brasil Foods, deu-se origem a uma "grande multinacional brasileira". A nova empresa nasce como a 10º maior empresa do grupo de alimentos das Américas, segunda maior indústria alimentícia doBrasil (atrás apenas do frigorífico JBS Friboi. E ocupará o posto de terceiro exportador brasileiro, perdendo apenas para Vale e Petrobras, que são exportadoras de commodities.
A previsão é de que a fusão possa gerar economia de até R$ 4 bilhões, o que, segundo seus executivos, vai permitir que a empresa baixe o preço de alguns produtos, ganhando novos mercados no país.
Em relação à participaçãodas empresas originais na Brasil Foods, ficou acertado um percentual de 32% para os acionistas da Sadia e de 68% para os controladores da Perdigão.
O acordo foi aprovado pelos conselhos de administração das duas empresas e ainda precisa passar por adesão dos acionistas de ambas. A concretização da associação também depende da aprovação dos órgãos antitruste de outras jurisdições nas quais essaexigência legal seja necessária.
O conselho será formado por representantes de ambas as companhias e co-presidido por Luís Fernando Furlan e Nildemar Sanches. Entre os dois maiores acionistas da Brasil Foods está o fundo de pensão da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e a família Furlan, com aproximadamente 12% de controle acionário, cada um.
A fusão foi concretizadadepois de meses de negociações. As discordâncias eram com relação ao valor do banco Concórdia, que pertence à Sadia, que foi feita "para baixo"– o que significou milhões de reais a menos em ações, para os acionistas da Sadia.
Devido à tamanha fusão a Brasil Foods também deverá ser alvo de polêmicas no exterior.
A supercompanhia está sujeita a ataques de agências antitrustes que, preocupadascom a estabilidade de mercados que são grandes importadores ou que concorrem diretamente com o Brasil, podem questionar a fusão e impedir que a empresa recém-criada atue em determinados territórios.
As análises internacionais, porém, não interferem no julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para analistas, esse será um dos mais complexos negócios analisados pelo sistemaantitruste nacional.

Entretanto as operações da Sadia e Perdigão ficarão separadas até a aprovação do negócio pelos órgãos de defesa da concorrência. Entre esses órgãos estão, por exemplo, o Cade e a SDE (Secretaria de Direito Econômico). E esse pode ser um dos problemas para a fusão, já que órgãos de defesa do consumidor pensam que a fusão poderá trazer consequências negativas para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da Fusão entre a Sadia e Perdigão
  • Fusão Perdigão e Sadia
  • Fusão Sadia e Perdigão
  • FUSÃO ENTRE SADIA E PERDIGÃO
  • Fusão sadia x perdigão
  • Fusão sadia e perdigão
  • Fusão das Marcas Perdigão e Sadia
  • Fusão de Sadia e Perdigão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!