Fusão, incorporação e aquisição

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
FUSÃO, INCORPORAÇÃO E AQUISIÇÃO

Introdução

Com a crescente ameaça da concorrência as empresas vêm implantando diversas estratégias de aquisição, fusão e incorporação.
Essas estratégias ocorrem devido a mudança da competitividade e fazem com que aumente o poder de mercado e diminua as incertezas com relação a concorrência.

Histórico

A estratégia de aquisição tem sido comum entre asempresas dos Estados Unidos há muitos anos e teve o papel mais importante na reestruturação eficaz durante as décadas de 80 e 90 e no início do século XXI e estão se tornando mais comuns no mundo todo.
Cerca de 40 a 45% das aquisições nos últimos anos foram realizadas em outros países.
Cinco ondas de fusões e aquisições ocorreram no século XX, sendo que as duas últimas se deram nas décadas de 80 e90.
O valor anual das fusões e aquisições atingiu um pico em 2000 de cerca de US$3,4 trilhões e caiu para US$ 1,75 trilhão em 2001. Entretanto, a medida que a economia mundial melhorou, o volume total de acordos de aquisição anunciados cresceu 41% em relação a 2003 e melhorando daí pra frente.

Fusões, aquisições e incorporações: Quais são as diferenças?

Fusão: É quando duas ou maisempresas que juntam o seus patrimônios para formar uma nova sociedade comercial, o que faz que elas passem a não existir mais individualmente. Na fusão, as duas empresas tem de integrar suas operações de forma igual.
Exemplo: Itaú e Unibanco
Antártica e Bhrama
Aquisição: É uma estratégia pela qual uma empresa compra o controle, ou 100%, de outra empresa, com a intenção de tornar a empresaadquirida uma subsidiária em seu portifólio.
Exemplo: Grupo Pão de Açúcar compra a rede Casas Bahia.
Incorporação: É um tipo especial de estratégia de aquisição em que a empresa-alvo não solicita a oferta da empresa compradora.
Exemplo: Nestle x Garoto. A Nestle precisava atuar num segmento mais popular de chocolate e a marca Garoto é facilmente lembrada pelo consumidor e conhecida em outros países.Órgão regulador

CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
O CADE é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede no Distrito Federal que exerce em todo o território nacional as atribuições dadas pela lei 12.592/2011.
Tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável no âmbito do poder executivo, não só por investigar edecidir, como também formentar e disseminar a cultura da livre concorrência

Razões para as Aquisições

• Poder de mercado

Uma das principais razões para aquisições é a obtenção de poder de mercado. Poder de mercado existe quando uma empresa consegue vender seus produtos ou serviços além dos níveis da concorrência, ou quando seus custos estão abaixo dos concorrentes. O objetivo na obtençãode poder de mercado, é se tornar líder de mercado.
Para aumentar seu poder de mercado, as empresas geralmente usam aquisições horizontais, verticais e relacionadas.
 Aquisições Horizontais: Aquisição de uma empresa que concorre na mesma indústria que a empresa compradora.
Elas aumentam o poder de mercado e resultam em melhor desempenho quando as empresas tem características semelhantes. Aquisições Verticais: Aquisição de um fornecedor ou distribuidor de um ou mais de seus bens ou serviços.
Exemplo: Kodak – Como as vendas dos filmes tradicionais e de revelação vem caindo a medida que as pessoas passam a usar a fotografia digital, a Kodak tem comprado empresas que a colocam na área de “imagem sem filme”.
 Aquisições Relacionadas: Aquisição de uma empresa em uma indústriarelacionada. Indústrias que tenham o mesmo segmento, mesma política, mesmo tipo de produto.


• Superando as barreiras de entrada

Barreiras de entrada são fatores associados com o mercado ou com empresas que atuam nele e aumentam os custos e as dificuldades de novos empreendimentos que tentam entrar nesse mercado.
Quanto maior a barreira para entrar no mercado, maior a probabilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusão e incorporação
  • Fusão e incorporação
  • Fusão/Incorporação
  • Fusão, incorporação
  • Fusão e aquisição
  • Fusão e Aquisição
  • Fusao e aquisição
  • FUSAO E AQUISIÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!