Fusão das Marcas Perdigão e Sadia

Páginas: 10 (2369 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
FUSÃO DAS MARCAS PERDIGÃO E SADIA

1 BREVE HISTÓRICO DAS MARCAS
1.1 PERDIGÃO
Em 1930, dois imigrantes italianos abrem um pequeno negócio que nunca imaginariam que poderia ser um dos maiores complexos agroindustriais do mundo, então, no ano de 1934, no estado de Santa Catarina, nasce a empresa Perdigão SA, fundada por Saul Brandalise, na cidade de Videira (antiga Vila das Perdizes). APerdigão tem sua trajetória associada à própria história do setor alimentício no país. A empresa tem participação expressiva nos segmentos de industrializados (linguiça, salsicha, presuntaria, mortadela e outros) e congelados de carne (hambúrguer, almôndegas, quibes, cortes e outros). Companhia de capital aberto, é controlada desde 1994 por um pool de fundos de pensão. Sua gestão é totalmenteprofissionalizada. Foi a primeira empresa brasileira de alimentos a lançar ações na Bolsa de Nova York. Em 2001, fez parte do primeiro grupo de empresas a aderir ao Nível I de Governança Corporativa da Bovespa. Em 2006, a empresa pulverizou seu controle acionário e entrou para o Novo Mercado da Bovespa, o nível mais alto de Governança Corporativa.
1.1.1 CURIOSIDADES
O símbolo da empresa é decorrente donascimento da empresa na Vila das Perdizes, hoje município catarinense de Videira. Perdiz é o outro nome para perdigão3 .
Chester não é uma ave como muitas pessoas pensam e sim uma marca registrada pela perdigão para comercializar carne de aves melhoradas genéticamente.
O nome Perdigão se originou a partir do nome da vila que deu lugar à cidade de Videira, Vila das Perdizes.


1.2 SADIA
Nadécada de 40, o mundo passava por grandes transformações e o cenário industrial brasileiro era promissor. A região de Concórdia, em Santa Catarina, começava a se tornar um importante centro produtor. A criação de suínos e o cultivo de alguns produtos agrícolas posicionavam o município entre os 10 mais prósperos do Estado. Foi neste contexto que Attilio Fontana criou a Sadia em 1944. No começo, ele sótinha um pequeno moinho e um frigorífico inacabado. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico. Em 1946, ele já abatia mais de 100 suínos por dia. Com o avanço industrial do País, os padrões de consumo começaram a mudar e a empresa precisou ajustar-se ao mercado. Em 1947, a Sadia virou marca registrada e abriu uma distribuidora em São Paulo. Foi opasso inicial para conquistar o mercado nos anos 50. Em 2001, a Sadia lançou na Bolsa de Nova York seus ADRs - American Depositary Receipts - para aumentar sua visibilidade e permitir que investidores estrangeiros pudessem adquirir seus títulos. No mesmo ano, também aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo.
1.2.1 CURIOSIDADES
A S.A. Indústria e ComércioConcórdia foi batizada de Sadia a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA.
Na década de 70, um dos produtos de destaque era o frango defumado Sadia, que já vinha temperado e, por isso, podia ir direto ao forno reduzindo o tempo de preparo. Foi aí que surgiu a ideia de usar a ave como mascote da marca.
É uma das maiores marcas em referência nomercado como empresa sustentável.
A Sadia adota de um compromisso voluntário, que restringe a publicidade dirigida a crianças apenas a produtos que possuam perfil nutricionalmente equilibrado, em concordância com critérios nutricionais baseados em recomendações científicas atuais e reconhecidas no Brasil e no mundo.
2 ONDE A SADIA "PERDEU" ?
A derrocada financeira da Sadia, que culminou com aabsorção da empresa pela Perdigão, foi um fenômeno espantoso para a maioria das
pessoas que acompanham o dia-a-dia dos negócios no Brasil. Como,
afinal, uma empresa considerada sólida, dona de uma das mais
tradicionais marcas do país, decide do dia para a noite se
aventurar no misterioso mundo dos derivativos "tóxicos", dando origem
a perdas que acabaram colocando um fim em seus dias como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusão sadia e perdigão
  • Análise da Fusão entre a Sadia e Perdigão
  • Fusão Perdigão e Sadia
  • Fusão Sadia e Perdigão
  • FUSÃO ENTRE SADIA E PERDIGÃO
  • Fusão sadia x perdigão
  • Fusão sadia e perdigão
  • Fusão sadia e perdigão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!