furomesida

1494 palavras 6 páginas
TRABALHO DE FARMACOLOGIA
FUROSEMIDA

FARMÁCIA NOTURNO 5ºSEMESTRE
Trabalho de Farmacologia
Profa. Marcela G. Sant´Ana

São Bernardo do Campo
2013

INDICE:
1. Caracteristicas farmacológicas
1.1 Mecanismo de ação
1.2 Propriedades farmacodinâmicas.
1.3 Propriedades farmacocinéticas. 2. Resultados e eficácia. 3. Tabela Furosemida 4. Relatório Final

1) Caracteristicas farmacológicas. 1.1 ) Mecanismo de ação
A furosemida é um diurético de alça que produz um efeito diurético potente com início de ação rápido e de curta duração. A furosemida bloqueia o sistema co-transportador de Na+K+2Cl- localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle; portanto, a eficácia da ação salurética da furosemida depende da droga alcançar o lúmen tubular via um mecanismo de transporte aniônico. A ação diurética resulta da inibição da reabsorção de cloreto de sódio neste segmento da alça de Henle. Como resultado, a excreção fracionada de sódio pode alcançar 35% da filtração glomerular de sódio. Os efeitos secundários do aumento da excreção de sódio são excreção urinária aumentada (devido a gradiente osmótico) e aumento da secreção tubular distal de potássio. A excreção de íons cálcio e magnésio também é aumentada.
A furosemida interrompe o mecanismo de retorno (feedback) do túbulo glomerular da mácula densa, com o resultado de não atenuação da atividade salurética. A furosemida causa estimulação dose-dependente do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Na insuficiência cardíaca, a furosemida produz uma redução aguda da pré-carga cardíaca (pela dilatação da capacidade venosa). Este efeito vascular precoce parece ser mediado por prostaglandina e pressupõe uma função renal adequada com ativação do sistema renina-angiotensina e síntese de prostaglandina intacta. Além disso, devido ao seu efeito natriurético, a furosemida reduz a reatividade vascular das

Relacionados