furduço

584 palavras 3 páginas
Introdução
Muitas espécies de insetos e ácaros já foram relatadas nas videiras, mas poucos chegaram a ser pragas que exigissem medidas de controle. Entretanto, nos últimos anos, com os polos produtores sendo expandido para diversas áreas tem-se observado que insetos antes não resistentes na cultura como o percevejo-da-soja e ou coleópteros como vaquinha estão se deslocando para os vinhedos e alimentando-se das folhas, flores e frutos, causando grande prejuízo.
Além disso, dependendo da espécie cultivada (Vitis vinifera e/ou V. labrusca) e finalidade da produção (mesa ou processamento), a resistência ao ataque de pragas e a exigência por qualidade é diferenciada, fazendo com que a importância das pragas seja alterada.
Pérola da Terra Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae)
Descrição e Bioecologia
A pérola-da-terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel 1922) (Hemiptera: Margarodidae), é uma cochonilha subterrânea que ataca as raízes de plantas cultivadas e silvestres, utilizando várias espécies de plantas como hospedeiro, destacam-se a videira e frutíferas de clima temperado. A praga ocorre principalmente na região Sul do Brasil. Recentemente, a pérola-da-terra foi constatada atacando a cultura da videira no Vale do São Francisco, em Petrolina-PE. A cochonilha desenvolve-se nas raízes e somente é prejudicial no primeiro, segundo e terceiro instares, pois sua fase adulta não possui aparelho bucal. O inseto é considerado a principal praga da videira, sendo responsável pelo abandono da cultura em várias regiões devido às dificuldades de controle.
A cochonilha apresenta uma geração por ano; o ciclo biológico do inseto, começando na fase de cisto com ovos, caracteriza-se por possuir cor branca-acinzentada, repleto de ovos, bastante frágil e quebradiço, o qual rompe-se liberando os ovos e ninfas móveis do primeiro instar. Neste período, as ninfas eclodidas pressionam e rompem as paredes frágeis do cisto, permitindo a dispersão da praga. O primeiro instar é

Relacionados