Furação eletroerosap

751 palavras 4 páginas
6 1 INTRODUÇÃO
A eletroerosão baseia-se na destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas.
Data de meados do século XVIII a descrição de um processo para obtenção de pó metálico mediante descargas elétricas.
Mas este processo só passou a ser utilizado industrialmente há cerca de sessenta anos, para a recuperação de peças com ferramentas quebradas em seu interior (machos, brocas, alargadores).
Durante a Segunda Guerra Mundial, as necessidades de acelerar a produção industrial e a escassez de mão-de-obra impulsionaram a pesquisa de novas tecnologias, visando tornar possível o aumento da produção, com um mínimo de desperdício. Esse esforço marcou o início, entre outras realizações, da era da eletroerosão.
Estudando este trabalho, vamos poder conhecer as aplicações da eletroerosão na indústria, os princípios deste processo e ficaremos sabendo como são confeccionados os eletrodos usados nas máquinas de eletroerosão.
7 2 DEFINIÇÃO DO PROCESSO
É um processo térmico de fabricação caracterizado pela remoção de material conseqüente a sucessões de descargas elétricas que ocorrem entre um eletrodo e uma peça, através de um líquido dielétrico conhecido pela sigla EDM = Eletrical Discharge Machining
A eletroerosão é um processo para fabricação de peças isoladas, no máximo para pequenas séries. A peça é submersa em um líquido, onde não existe força de corte, pois não há contato entre a ferramenta e a peça não formando as tensões comuns dos processos convencionais de usinagem.
Para que a eletroerosão ocorra é necessário que os materiais envolvidos sejam bons condutores de eletricidade. Tanto a peça como os eletrodos estão ligados a uma fonte de corrente contínua por meio de cabos normalmente o eletrodo tem polaridade positiva e a peça, polaridade negativa.

Variáveis e Parâmetros de Corte No fresamento, assim como nos demais processos de usinagem, existe

Relacionados