Furacão aike

341 palavras 2 páginas
Furacão Ike
O furacão Ike foi o terceiro furacão mais destrutivo de toda a história a atingir os Estados Unidos. Ike foi o nono ciclone tropical dotado de nome, o quinto furacão e o terceiro furacão "maior" da temporada de furacões no Atlântico de 2008. Foi um furacão tipo Cabo Verde, já que Ike formou-se a partir de uma onda tropical que deixou a costa ocidental da África no final de agosto de 2008 e passou ao sul das ilhas do Cabo Verde, desenvolvendo-se gradualmente. Em 1 de setembro, o sistema tornou-se a nona tempestade tropical da temporada a oeste de Cabo Verde,
Durante as primeiras horas da madrugada (UTC) de 5 de setembro, Ike já estava como um furacão "maior" de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, com ventos máximos sustentados de 230 km/h e uma pressão central mínima de 935 mbar. Com isso, Ike se tornou o ciclone tropical atlântico mais intenso da temporada de 2008 e o mais intenso desde o furacão Felix em 2007. Após cruzar o Caribe, através de Cuba, Ike atravessou o golfo do México e atingiu a costa do golfo dos Estados Unidos como um forte furacão de categoria 2, perto da pequena cidade de Baytown, no Texas.
Ike provocou a morte de 164 pessoas, 126 diretas e 38 indiretas. 74 das fatalidades ocorreram somente no Haiti, país que estava tentando se recuperar dos estragos causados pela tempestade tropical Fay, e dos furacões Gustav e Hanna. Nos Estados Unidos, Ike provocou 82 fatalidades e deixou outras 202 desaparecidas. Os danos provocados por Ike são estimados em 27 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos. Os prejuízos em Cuba chegaram a 4 bilhões de dólares e, nas Bahamas, 500 milhões de dólares, totalizando 31,5 bilhões de dólares em prejuízos econômicos diretos. Com isso, Ike se tornou o terceiro ciclone tropical atlântico mais custoso de toda a história, somente atrás do furacão Andrew, em 1992, e do furacão Katrina, de 2004.

Alunos: Douglas Marques
Karolaine Inácio
Turma:

Relacionados