FURAC ES NINO

1067 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, faremos uma abordagem sobre os furacões, onde espelharemos o que são furacões, a sua formação, os danos e os tipos bem como, onde ocorrem.
É realçar que a palavra “furacão” tem origem entre os maias (povo que habitava a América Central antes da chegada dos conquistadores espanhóis, no final do século XV). De acordo com a mitologia maia, Huracan era o Deus responsável pelas tempestades. Os espanhóis absorveram a palavra, transformando-a no que ela é hoje.

II-FURACÕES
Os furacões são fenómenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h. Eles percorrem determinados caminhos, carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Existem estações meteorológicas que monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre. a) Formação
Um furacão funciona como uma máquina de calor, cuja fonte de energia é o lançamento de calor pela condensação de vapor de água que condensa a altitudes elevadas. Para que isto aconteça, o furacão tem que ficar em cima de oceanos tropicais mornos que provê a humidade atmosférica necessária. A evaporação desta humidade é dirigida pelos ventos altos e depende da pressão atmosférica reduzida existente na tempestade, resultando um ciclo.
b) Áreas com maior incidência de ocorrência deste fenómeno
As áreas de maior incidência são:

-Oceano

Relacionados

  • Psicologia da educação
    16266 palavras | 66 páginas