furacão

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/hprovocando assim grande destruição.
Como se formam os Furacões?
A formação dos mesmos se dá quando o oceano é aquecido pelo sol durante algum tempo causando o aquecimento da massa de ar que se situa nasproximidades dos líquidos aumentando a umidade. A diminuição da temperatura é variável de acordo com a elevação da umidade e do ar quente. A força do furacão, ou seja, sua potência, depende do calorliberado pelo vapor de água, o que impulsiona a formação de uma tempestade que ganha força de acordo com o calor que possui, o que resulta em um furacão. Inicialmente, sob forma de tempestade reúneenergia fornecida pelas águas aquecidas fazendo com que se desfaçam se porventura entrarem em contato com água fria, o que muitas vezes acontece quando uma região é alertada sobre o risco de um furacão queposteriormente se dissipa antes de atingir o local em alerta. No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causada movimentação do ar que se concentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventos interiores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos,podendo atingir apenas 30 km/h.
O que é um Tornado?

Os tornados são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento, que gira em torno de um centro de baixapressão atmosférica; são produzidos por uma única tempestade convectiva. Normalmente, a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, contém emmédia 100 metros de extensão, e, ao contrário dos furacões, sua duração é de poucos minutos.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, formados através da chegada de frentes frias em regiões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • furação
  • furação
  • Furaçao
  • furaçao
  • Furação
  • Furacão
  • Furacão
  • Furação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!