Furacão

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Furacão: formação e consequências.




Araxá-MG
2012





Trabalho de Geografia



Trabalho direcionado a disciplina de geografia, ao
professor Pedro Reis, para obtenção de nota do
terceiro bimestre para fixação do aprendizado.



Araxá
2012
O que são furacões:
Os furacões são fenômenos meteorológicos que sealimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando assim grande destruição. Mas, como os furacões são formados?

A formação dos mesmos se dá quando o oceano é aquecido pelo sol durante algum tempo causando o aquecimento da massa de ar que se situa nas proximidades dos líquidos aumentando a umidade.A diminuição da temperatura é variável de acordo com a elevação da umidade e do ar quente. A força do furacão, ou seja, sua potência, depende do calor liberado pelo vapor de água, o que impulsiona a formação de uma tempestade que ganha força de acordo com o calor que possui, o que resulta em um furacão.

Inicialmente, sob forma de tempestade reúne energia fornecida pelas águas aquecidas fazendocom que se desfaçam se porventura entrarem em contato com água fria, o que muitas vezes acontece quando uma região é alertada sobre o risco de um furacão que posteriormente se dissipa antes de atingir o local em alerta.

No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causa da movimentação do ar que seconcentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventos interiores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos, podendo atingir apenas 30 km/h.
Partes de um furacão
Assim que o furacão se forma, ele possui três partes principais:
• Olho: o centro de baixa pressão e tranqüilo da circulação.
• Parede do olho: área ao redor do olho com os ventosmais rápidos e violentos.
• Raias de chuva: raias de tempestades violentas que circulam para fora do olho e que são parte do ciclo de evaporação/condensação que alimenta a tempestade.


Furacão Sandy
O furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre eles Nova Iorque e Nova Jersey nodia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2. No início de 26 de outubro, estava sobre asBahamas. No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.
No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.
Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para650 mil pessoas e ventos de até 180 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia Ocidental, Carolina do Norte eTennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais, cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).

Furacão Katrina
O Furacão Katrina foi um grandefuracão,que destruiu uma parte dos EUA uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • furação
  • furação
  • Furaçao
  • furaçao
  • furacão
  • Furação
  • Furacão
  • Furação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!