Furacão

Páginas: 4 (882 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
Pesquisa Google - Furacões - site www.brasilescola.com.br e www.ceviu.com.br

Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensaçãodo vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando assim grande destruição. Mas, como os furacões são formados? 
A formação dos mesmos se dá quando o oceano é aquecidopelo sol durante algum tempo causando o aquecimento da massa de ar que se situa nas proximidades dos líquidos aumentando a umidade. A diminuição da temperatura é variável de acordo com a elevação daumidade e do ar quente. A força do furacão, ou seja, sua potência, depende do calor liberado pelo vapor de água, o que impulsiona a formação de uma tempestade que ganha força de acordo com o calor quepossui, o que resulta em um furacão. 
Inicialmente, sob forma de tempestade reúne energia fornecida pelas águas aquecidas fazendo com que se desfaçam se porventura entrarem em contato com água fria,o que muitas vezes acontece quando uma região é alertada sobre o risco de um furacão que posteriormente se dissipa antes de atingir o local em alerta. 
No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam nosentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causa da movimentação do ar que se concentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventosinteriores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos, podendo atingir apenas 30 km/h.
Os furacões mais conhecidos na história são: Dean (2007), Félix (2007),Katrina (2005), Wilma (2005), Rita (2005), Catarina (2004), Isidore (2002), Mitch (1998), Iris (1995).
Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola
E se o furacão Sandy atingisse o Brasil? www.ceviu.com.brEm março de 2011, o Japão registrou o mais violento terremoto já registrado no país, com 9 graus na escala Richter. Dele, originou-se um tsunami que destruiu a costa nordeste do país. Foram mais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • furação
  • furação
  • Furaçao
  • furaçao
  • furacão
  • Furação
  • Furacão
  • Furação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!